quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nicolelis divulga como será exoesqueleto para pessoas com paralisia

Cientista disse que irá explicar nos próximos dias o funcionamento de cada módulo

Terra
image005.jpg
O cientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta terça-feira a primeira imagem do exoesqueleto robótico que está sendo produzido pela equipe do projeto Walk Again (Andar de Novo). Segundo Nicolelis, a imagem mostra como serão os cinco módulos do esqueleto e a "mochila" que controla o equipamento.O pesquisador afirma que irá detalhar nos próximos dias o funcionamento de cada módulo.

Na semana passada, ele divulgou que foram aprovadas as pesquisas do equipamento com humanos. Nicolelis tem como objetivo que uma pessoa com paralisia dê o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

O projeto Walk Again explora as possibilidades da interação cérebro-máquina para superação de deficiências motoras. Depois de experimentos bem-sucedidos com macacos e avanços nos registros das atividades neuronais, o consórcio internacional responsável pelo projeto se reuniu no começo deste ano para anunciar as etapas seguintes, envolvendo testes em humanos.

A ideia é que os passos sejam controlados por sinais originários do cérebro, que seriam transmitidos de uma unidade do tamanho de um laptop em uma mochila carregada pela pessoa. O computador ainda traduziria sinais elétricos cerebrais, sendo que o exoesqueleto estabilizaria o peso do corpo e induziria as pernas robóticas do deficiente físico para coordenar os movimentos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário