terça-feira, 8 de abril de 2014

Bebês prematuros são atendidos fora da UTI por falta de leitos na Maternidade Escola-Ce

Lia Girão 

"Eu precisaria de 9 médicos neonatologistas em cada turno do dia para atender à demanda que temos aqui, mas normalmente só temos 2 ou, no máximo, 3 por turno", declarou o gestor da unidade

Maternidade Escola
O bebê prematuro estava recebendo atendimento na sala de parto, mas precisava estar na UTI para receber os cuidados adequados
Foto: VCRepórter
Dois bebês prematuros estão sendo atendidos fora da UTI neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), no bairro Rodolfo Teófilo, na manhã desta terça-feira (8), devido à falta de leitos dispóníveis na unidade. Além das duas crianças, outras 7 estão sendo atendidas em leitos complementares acima da capacidade regular da Unidade de Terapia Intensiva do hospital.
De acordo com um médico que preferiu não se identificar, existem duas UTIs na unidade, uma com capacidade para 12 bebês, mas que está atendendo 16, e outra com capacidade de atendimento para 9 crianças, que opera nesta manhã com 11 pacientes. Além dessas 7 crianças, outras duas estão sendo atendidas de forma irregular na unidade, uma na sala de parto e outra no berçário, quando deveriam estar na UTI.
"Nós estamos em meio a uma crise de atendimento neonatal"
Sobre a situação, Carlos Augusto Alencar Júnior, médico responsável pela direção da maternidade, declarou que esse não é um problema exclusivo da Meac e que também atinge os outros grandes hospitais públicos do município que realizam partos. O médico afirmou que o atendimento é feito da melhor maneira possível, mas faltam equipamentos e profissionais na unidade e, por isso, situações como essa acontecem.
"Nós estamos em meio a uma crise de atendimento neonatal na cidade", disse o gestor, que afirmou que em todas as unidades do município há alta demanda de pacientes e deficiência de profissionais. "Eu precisaria de 9 médicos neonatologistas em cada turno do dia para atender à demanda que temos aqui, mas normalmente só temos 2 ou, no máximo, 3 por turno", declarou Carlos Augusto, frisando que espera que as coisas melhorem após a posse dos médicos que farão concurso no próximo dia 4 de maio.
Em fevereiro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou três editais de concurso público para lotação na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e no Hospital Universitário Walter Cantídio (Huwc), ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo são 1.894 vagas, 399 de nível superior para a área médica. O salário é de R$ 6.495 para carga horária de 24h semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário