domingo, 6 de abril de 2014

Luta contra o cigarro: veja se as terapias alternativas ajudam mesmo a parar de fumar

Uma série de terapias complementares diz ajudar na hora de parar de fumar, mas nem todas ostentam crédito científico. Por essas e outras, o órgão do governo americano voltado a práticas alternativas reuniu o que há de evidência a respeito até agora.

Diogo Sponcchiato
Algumas terapias podem ser coadjuvantes no tratamento contra o cigarro.
Foto: Getty Images

Acupuntura

Uma revisão em cima de 38 pesquisas sobre essa técnica e métodos semelhantes, como acupressão, concluiu que ainda faltam provas consistentes de que sejam decisivos para vencer o vício. Na maioria dos casos, psicoterapia e reposição de nicotina funcionariam melhor.
Hipnose

Trabalhar o estado de consciência não obteve efeito expressivo em um período de seis meses de cessação, segundo análise crítica de 11 experimentos. Mas outro estudo sugere certo benefício quando a hipnose é acompanhada de adesivos de nicotina.
Meditação

Embora a ciência tenha de avaliar melhor seu impacto, um artigo recente indica que a meditação do tipo mindfulness presta um belo serviço na empreitada antitabagismo - e avaliações com exames de neuroimagem já estão sondando o porquê.
Ioga

O braço do governo americano dedicado às terapias complementares financiou um estudo com o objetivo de testar, em mulheres, um programa de ioga para aumentar as chances de escapar do vício. O resultado foi positivo. Menos ansiedade e recaídas.
Tai chi chuan

Em uma pesquisa da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, essa arte marcial em câmera lenta mostrou bom potencial como suporte a quem quer se livrar das tragadas. Mas ainda se esperam evidências em larga escala para bater o martelo.

Fontes: Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM, na sigla em inglês), órgão dos EUA voltado ao estudo de práticas integrativas; Instituto Cochrane; The Journal of Alternative and Complementary Medicine; Nicotine & Tobacco Research, periódico da Sociedade de Pesquisa em Nicotina e Tabaco; revista científica Drug and Alcohol Dependence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário