terça-feira, 29 de abril de 2014

Plano para atendimento de saúde durante a Copa terá parcerias com hospitais privados e adiamento de cirurgias-Ce

  Lia Girão 
O atendimento primário durante o Mundial acontecerá em postos nos arredores da Arena Castelão e Aterro da Praia de Iracema. Foto: Alex Costa
O atendimento primário durante o Mundial acontecerá em postos nos arredores da Arena Castelão e Aterro da Praia de Iracema. Foto: Alex Costa
O atendimento de saúde durante a Copa do Mundo em Fortaleza contará com parceria com dois hospitais particulares e terá adiamento de parte das cirurgias eletivas. As informações fazem parte do plano integrado de saúde para o Mundial, da Secretaria de Saúde do Estado.
De acordo com Alexandre Mont’Alverne, coordenador da saúde no Estado durante a Copa do Mundo, o plano, ainda não divulgado oficialmente, conta com explicações sobre como se dará o atendimento em caso de múltiplas vítimas, atendimentos para estrangeiros e, ainda, sobre a parceria com dois hospitais particulares da Capital para atendimento de alta complexidade.
O atendimento primário durante o Mundial acontecerá em postos nos arredores da Arena Castelão e Aterro da Praia de Iracema, onde acontecerão os Fifa Fan Fest. Segundo Mont’Alverne, durante a Copa das Confederações, 486 pessoas foram atendidas nos postos de atendimento primário e 15 foram levadas para hospitais para internamento.
Cirurgias adiadas
Questionado sobre como os hospitais da Capital poderiam receber pacientes a mais, o coordenador da saúde no Estado durante a Copa do Mundo afirmou que, além da parceria com hospitais particulares, o Estado pretende adiar algumas cirurgias eletivas para a liberação de leitos nas unidades de saúde. “Vamos agilizar algumas cirurgias antes da Copa e, durante, o que puder ser adiado, vai ser adiado”, disse Mont’Alverne.
O coordenador afirmou, porém, que os procedimentos que precisarem acontecer, mesmo que sejam marcados, irão acontecer. “No caso de pacientes com câncer, por exemplo, são cirurgias marcadas, mas nós não podemos esperar um mês, então elas irão acontecer mesmo durante a Copa”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário