segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pressão alta coloca rins, olhos, coração e cérebro em risco

Hipertensos somam metade dos atendimentos de emergência no Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba
healthcare, hospital and medicine concept - doctor and patient m
Quase metade dos atendimentos na emergência em hospitais cardiológicos são direcionados a hipertensos, caso a experiência do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, se repita em outros. “Como a pressão alta pode ser assintomática e silenciosa, muitos a descobrem ao investigar outras queixas”, diz o cardiologista do hospital, Everton Dombeck.
Lesões à vista
A demora no diagnóstico pode abrir portas para lesões nos rins, que levam à insuficiência renal. Preocupam os médicos também os efeitos da pressão alta prolongada sobre os olhos, como problemas na retina e lesões de fundo de olho. “No cérebro, o déficit de memória também pode ser um dos efeitos, causando microlesões (doença microangiopática) que destroem pequenos vasos e predispondo ao acidente vascular cerebral (AVC)”, diz ele.
A chave é a alimentação
As dicas são: ter uma alimentação com baixo sódio, evitar consumir alimentos industrializados, manter o peso adequado e incluir atividade física na rotina, iniciativas simples que fazem grande diferença na qualidade de vida do paciente hipertenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário