quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Idade da menopausa tem impacto em risco de câncer de mama, diz estudo

Mulheres que tem menopausa antes dos 40 tem menos risco de câncer.
Pesquisa avaliou o genoma completo de 70 mil mulheres.

Da EFE
Exames de mamografia serão realizados até domingo  (Foto: Giliardy Freitas/ TV TEM)Mulher se submete a exame de mamografia: estudo concluiu que existe relação entre idade da menopausa e risco para câncer de mama (Foto: Giliardy Freitas/ TV TEM)
Um grupo de pesquisadores das Universidades de Cambridge e Exeter estabeleceu uma conexão entre a idade com que uma mulher entra na menopausa e o câncer de mama, mostrou um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pela revista "Nature Genetics".
  
A pesquisa indicou que as mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos são menos propensas a desenvolver este tipo de câncer; no entanto, têm mais probabilidades de sofrer de outras doenças, como a osteoporose e o diabetes tipo dois.
Além disso, os pesquisadores descobriram que, a cada ano que a menopausa demora a aparecer, o risco de câncer de mama sobe 6%.
A co-autora do estudo Deborah Thompson, do departamento de Saúde Pública e Atenção Primária da Universidade de Cambridge, indicou que isto é porque as mulheres que tiveram menopausa mais cedo "estiveram menos expostas ao estrogênio durante sua vida".
A investigação concluiu que a idade natural da menopausa, que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é geneticamente determinada, porém ainda não é possível saber a totalidade dos genes envolvidos e como eles impactam nos riscos de doença.
Os autores realizaram um estudo de associação do genoma completo de 70 mil mulheres de ascendência europeia e identificaram no total 56 variantes genéticas associadas com a idade da menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário