sábado, 10 de outubro de 2015

Jovem supera câncer, emagrece e ganha título de mister

Erik Armiliato se curou de linfoma de Hodgkin e adotou hábitos saudáveis.
'Era um menino gordinho com espinhas', diz publicitário, hoje com 84 kg.

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
Ao longo de toda a adolescência, o publicitário Erik Armiliato Gomes, de 27 anos, sofreu com o excesso de peso. Com 1,74 m de altura, ele chegou a pesar 99 kg quando tinha 18 anos. “Era supercomplicado porque já é difícil ser adolescente. Sendo gordinho e baixinho, eu parecia uma bolinha. Minha alimentação era ruim, não me cuidava e ainda tinha espinhas”, lembra.
Erik Armiliato Gomes, de 27 anos, superou o câncer e o sobrepeso: à esquerda, foto tirada durante seu tratamento contra um linfoma; à direita, foto atual (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)Erik Armiliato Gomes, de 27 anos, superou o câncer e o sobrepeso: à esquerda, foto tirada durante seu tratamento contra um linfoma; à direita, foto atual (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)
Raio-X Erik Armiliato (Foto: G1) Nascido em São Paulo, Erik mudou-se para Jaguaruna, em Santa Catarina, aos 13 anos. Quando entrou na faculdade e saiu da casa dos pais para viver em Tubarão, cidade próxima, conta que teve um “choque de realidade” e percebeu que teria que fazer alguma coisa para mudar de vida. Passou a levar a academia a sério e a cuidar da alimentação.
A mudança de hábitos deu resultado e ele começou a emagrecer. Mas, quando se deu conta, tinha emagrecido demais: estava pesando 68 kg e, por sugestão de seu pai, fez exames para checar se não estaria com anemia. Os resultados confirmaram a suspeita e os médicos prescreveram uma suplementação de ferro. Só dois meses depois, quando foi à clínica de sua faculdade com queixas de sudorese noturna, cansaço excessivo e coceiras pelo corpo, os especialistas constataram que estava com câncer. O diagnóstico foi de linfoma de Hodgkin.
Tratando o câncer
Na ocasião, ele estava com nódulos no pescoço, no mediastino, no baço e até no pulmão. Erik começou a se tratar em Florianópolis. A cada sessão de quimioterapia, ele viajava três horas para ir e três horas para voltar da cidade de seus pais, onde voltou a morar para cuidar melhor da doença. Foram 15 ciclos de quimioterapia ao longo de um ano.
Erik levava o tratamento a sério, mas tentava vivenciar a doença de um jeito mais leve. “Encarei como se estivesse de férias. Descobri em novembro e, como era época de verão, a médica disse que eu não podia pegar sol porque poderia manchar minha pele. Pensei que, se eu morresse, não queria perder meu último verão, então me entupia de protetor solar, ficava embaixo do guarda-sol e ia pra praia.”
Ele não viu o câncer como uma experiência ruim, mas como um evento que mudou sua vida para melhor. “Estreitou meu relacionamento com a minha família. Minha mãe se tornou uma grande amiga. Meus amigos iam comigo fazer químio. Ali não eram só amigos de festa, de balada, eram amigos de verdade. Foi um divisor de águas e encaro como um ensinamento.”
Erik quando tinha 15 anos (dir.) e atualmente: de adolescente gordinho a defensor de vida saudável (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)Erik quando tinha 15 anos (dir.) e atualmente: de adolescente gordinho a defensor de vida saudável (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)
No final do tratamento, um exame revelou que o tratamento tinha sido bem-sucedido e que ele estava em remissão. “Não ia mais precisar fazer radioterapia nem tomar mais medicamentos. Estava liberado. Ali eu chorei, foi muito alívio, não tenho nem palavras para descrever como foi.” Hoje, sete anos depois do fim do tratamento, já é considerado curado.
  
Encarando o ganho de peso
Depois da comemoração, encarou o fato de que tinha engordado 20 kg durante o tratamento. “Estava careca e redondo”, brinca. “A médica me liberou para voltar para a academia e pensei: agora vou ter que fazer o negócio direito. Comecei a fazer aulas de step e jump. Voltei para a faculdade e também passei a correr. Trabalhava de manhã, estudava à noite e depois ainda saía para correr.”
Em 2012, resolveu se mudar para Recife. Como sempre gostou de música, fez um curso de DJ e começou a tocar. “Queria fazer o que gostava. Mas para se lançar como DJ é difícil, é preciso se tornar conhecido.” Foi quando um amigo disse que as inscrições para o concurso de Mister Pernambuco Universo estavam abertas e sugeriu que ele se candidatasse.
Com 17 anos, quando Erik estava perto de atingir os 99 kg (esq.) e atualmente (dir.): exercícios e alimentação saudável promoveram transformação (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)Com 17 anos, quando Erik estava perto de atingir os 99 kg (esq.) e atualmente (dir.): exercícios e alimentação saudável promoveram transformação (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)
saiba mais
Concurso de beleza
“Falei: mas nem sou de Pernambuco, posso participar? Era gordo, espinhento, com cabelo lambido lá em Santa Catarina. Como vou fazer isso?” Ele foi convencido e começou uma saga para se preparar para a competição. Foi a uma nutricionista e adotou uma alimentação que, associada à rotina de exercícios, tinha o objetivo de ajudar no ganho de massa muscular. Na época pesando 75 kg, Erik subiu para 80 kg por causa dos músculos.
Ele não esperava ganhar, só queria divulgar seu nome para promover o trabalho como DJ. Mas, para sua surpresa, recebeu a faixa de Mister Pernambuco Universo e concorreu a Mister Brasil Universo. “Quando ganhei, fiquei muito surpreso. Isso me ajudou muito, viajei o Brasil inteiro. Trabalho com coordenação de eventos, mas hoje ganho mais tocando do que com o outro trabalho.”
A família também ficou orgulhosa e quem o conheceu durante a adolescência mal podia reconhecê-lo depois da transformação. “Quem ia imaginar, era um adolescente gordinho e feinho do interior de Santa Catarina e consegui ganhar um concurso de beleza em Pernambuco.”
Na foto da esquerda, tapioca com chia e creme de ricota light e peito de frango desfiado temperado com alho, pimenta e cebola; à direita, batata doce com pasta de amendoim e um omelete de 5 ovos com apenas 3 gemas: Erik divulga receitas simples e saudáveis nas redes sociais (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)Na foto da esquerda, tapioca com chia e creme de ricota light e peito de frango desfiado temperado com alho, pimenta e cebola; à direita, batata doce com pasta de amendoim e um omelete de 5 ovos com apenas 3 gemas: Erik divulga receitas simples e saudáveis nas redes sociais (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)
Inspiração
Erik também virou uma inspiração para quem busca uma vida saudável. Nas redes sociais, posta dicas de exercícios e de receitas saudáveis e baratas. Atualmente, vai à academia todos os dias, inclusive sábado e domingo. “É como um hobby. Os professores da academia sabem que sou dedicado, então gostam de passar coisas novas e diferentes para mim. Depois que comecei a ver os resultados da academia, minha vida inteira mudou.”
Hoje com 84 kg, Erik vai à academia todos os dias, inclusive sábado e domingo (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)Hoje com 84 kg, Erik vai à academia todos os dias, inclusive sábado e domingo (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)
Sua transformação física mudou muitos aspectos de sua vida. “Você entra nos lugares e é notado. Antes, era introspectivo, andava com ombro baixo, cabeça baixa. Hoje chego de cabeça erguida, conversando com as pessoas. É muito gostoso ouvir as pessoas dizerem que você está bonito. Isso promove uma mudança psicológica também.”
Além dos exercícios, sua alimentação é bem regrada. Hoje com 84 kg, não deixa de comer nada de que gosta, mas procura sempre compensar os exageros. Frituras foram eliminadas e sua dieta é totalmente sem sal. “Controlo muito alimentação. Tenho tendência a engordar, minha família toda é de pessoas obesas.”
Erik atribui à experiência do câncer o fato de ter conquistado tantas coisas. “Você tem uma segunda chance de vida, então começa a colocar metas do que quer, do que pode conquistar. Hoje sou muito feliz com o que tenho.”
Com o destaque que teve depois de ganhar o concurso de Mister Pernambuco, Erik tornou-se conhecido como DJ (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)Com o destaque que teve depois de ganhar o concurso de Mister Pernambuco Universo, Erik tornou-se conhecido como DJ (Foto: Erik Armiliato/Arquivo Pessoal)
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário