segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Denuncie focos de dengue em Fortaleza

O público conta com uma nova ferramenta para denunciar focos de dengue em Fortaleza. Pelo Wikkimapp Dengue, projeto idealizado pelo professor e pesquisador Vasco Furtado, as pessoas compartilham de maneira interativa informações sobre os focos da doença na cidade, de forma que as autoridades possam identificar os locais em que o mosquito transmissor possa se proliferar: piscinas desativadas; pneus velhos; lixo que contenha tampas, garrafas de plásticos ou qualquer recipiente que acumule água, por exemplo.
Para o professor, a ferramenta é útil tanto para o poder público como para a população. “A comunidade participa tanto no sentido de denunciar como para tomar providências”. É possível ao internauta fazer a denúncia de um fogo de dengue com o auxílio de fotos. “O participante pode ver uma caixa d’água aberta, fazer uma foto de celular e inserir no mapa”, exemplifica Vasco.
É possível compartilhar as informações do mapa com outros usuários via e-mail, pesquisar e comentar denúncias que já estão no Wikkimapp Dengue. O código para publicação do mapa está disponível para sites e blogs em geral, segundo o professor.
Este é o terceiro mapa colaborativo publicado pelo O POVO Online em parceria com o professor. Já foram lançados o Wikimapp Barulho, onde os usuários denunciam pontos de incidência de poluição sonora em Fortaleza, e oWikimapp Lixo, em que são compartilhadas informações sobre a presença de lixo e entulho nas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário