sábado, 1 de janeiro de 2011

Para hidratar, nada melhor do que água

A quantidade de água necessária para satisfazer o corpo e evitar danos ao organismo varia de acordo com a idade, o sexo e as con­­dições ambientais. Funda­­mental à vida, a água é insubstituível para quem pretende ter um cotidiano saudável.

Quem troca água por refrigerantes em excesso, por exemplo, pode se dar mal. “Os riscos associados pelo excesso de seu consumo [de refrigerante] estão ligados ao aumento da obesidade, doenças cardíacas e diabete, por exemplo”, afirma a nutricionista Adriana Martins Mesquita, do Hospital São Luiz.

Coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o geriatra Fernan­do Bignardi diz que muitas pessoas são viciadas em refrigerantes. “É um líquido que está longe de ser indicado. O organismo vai ter que limpar a água que se está bebendo’’, fala.

O especialista não recomenda a ingestão de bebidas aromatizadas em excesso. “É igual ao refrigerante, não muda muito”, afirma. Cerébro, coração, intestino e demais órgãos dependem de água de qualidade para funcionar adequadamente.

Fases

Bignardi alerta para a importância de se evitar a desidratação nos extremos da vida, quando estamos mais frágeis. “Muitas vezes, parecemos má­­gicos. Somos chamados para atender idosos em casa e eles estão confusos, torporosos. As pessoas falam em de­­mência. Aí, dá um copo d’água e ele melhora”, diz.

Os mais velhos têm mecanismos de estabilização do corpo mais lentos, e muitas vezes estão presos a hábitos errados. Entre as crianças bastante pequenas, o problema é a falta de autonomia para obter a água.


Não se engane
Conheça alguns mitos e verdades sobre a água:

Mentiras

- Há quem fale que águas aromatizadas são tão boas para o organismo quanto a água normal. Mas essas bebidas são consideradas refrigerantes. Embora tenham baixa quantidade de calorias, são repletas de conservantes e produtos químicos que lhes dão sabor.

- Também há quem defenda que água demais nunca faz mal e pode ser consumida indiscrimi­­na­­damente. Porém, a ingestão voluntária e excessiva de água, além das necessidades fisiológicas, apesar de rara, pode ocorrer e levar a sérios problemas de saúde.

Verdades

- Refrigerante não substitui água para matar sede. Refrigerantes são bebidas artificiais, ricas em açúcar ou adoçantes (na versão dietética), além de conterem gás carbônico.

- Água mineral pode provocar indisposição intestinal. As ricas em magnésio, por exemplo, podem sim causar desconforto intestinal, e inclusive diarreia se ingeridas em excesso. Outro aspecto importante a ser observado é se realmente o manancial é despoluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário