quarta-feira, 23 de março de 2011

Bahia teme sofrer nova epidemia-DENGUE DO TIPO 4

Salvador- A Bahia corre risco de enfrentar uma nova epidemia de dengue, alerta o governo do Estado, por causa da presença do sorotipo 4, detectado em dois pacientes de Salvador. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab), é a primeira vez que esse sorotipo do vírus é identificado na região.

Ainda não se sabe como o novo vírus chegou à capital baiana, já que nenhum dos dois infectados havia viajado recentemente. Os dois pacientes, atendidos com suspeita de dengue ainda antes do carnaval, já estão recuperados. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Washington Couto, "a entrada do sorotipo coloca o Estado sob risco de nova epidemia". O temor é que se repita a situação de em 2009, quando 123,6 mil habitantes foram infectados pela doença - e 67 pessoas morreram -, por causa do avanço do sorotipo 2.

"A presença de um novo tipo de vírus na Bahia faz com que toda a população esteja vulnerável à doença, mesmo quem já contraiu a dengue de outros tipos", explica Couto, salientando que um segundo contágio eleva os riscos de formas graves da doença, como a dengue hemorrágica. Segundo a Vigilância Epidemiológica, 198 dos 417 municípios baianos correm risco "alto" ou "muito alto" de sofrer epidemia.

Caso no Piauí

Ontem, o Piauí registrou o primeiro caso de dengue tipo 4. A sorologia de uma jovem de 17 anos, de Teresina, foi confirmada pelo Laboratório Central do Ceará. O governo piauiense divulgou um novo boletim da doença: 2.302 notificações foram encaminhadas de municípios de todo o Estado.

No Rio, um bebê morreu no último sábado vítima de dengue hemorrágica. A demora no diagnóstico é apontada pela mãe como o principal causador da morte da filha, de quatro meses. Bianca Pique Araújo conta que a doença chegou a ser diagnosticada como virose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário