sábado, 26 de março de 2011

Mais 4 mortes por dengue são confirmadas no Ceará

Somente este ano, 19 pessoas morreram vítimas da doença, sendo três de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 16 por Dengue com Complicação (DCC). Ontem, o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou mais quatro mortes por DCC, sendo duas em Fortaleza, uma em Granja e outra em Ocara.

No total, foram notificados 14.796 casos suspeitos de dengue em 163 municípios, distribuídos em 21 Coordenadorias Regionais de Saúde. Destes, 6.870 foram confirmados em 149 municípios e 7.926 tiveram as suas amostras negativas.

Em Fortaleza, Messejana é o bairro com o maior número de ocorrência da doença, com 81 casos registrados. A Secretaria Executiva Regional (SER) VI possui o mais alto número de infectados, 644 ao todo. Já a Secretaria Executiva Regional IV retém o menor, com 125.

Interior

O município de Itapipoca se destaca entre aqueles que registram um dos maiores índices de casos confirmados, com 730. A cidade começou a apresentar um aumento de notificações já no fim de 2010.

Além de Itapipoca, também chama atenção o aumento no número de casos, nos últimos meses do ano passado, os municípios de Pacatuba, Guaiuba, Massapê, Santa Quitéria e Icó.

Em todo o Ceará, até o momento, foram notificados 156 casos suspeitos de Febre Hemorrágica da Dengue, destes, 29 foram confirmados, 53 foram encerrados por Dengue com Complicação, 14 descartados e outros 60 ainda permanecem em investigação pela Sesa.

Entre os casos de FHD registrados pela Secretaria, oito ocorreram em Fortaleza, seis em Itapipoca, três em Acarape, dois em Maracanaú, dois em Chorozinho, dois em São Gonçalo do Amarante e um caso nos municípios de Caucaia, Icó, Aiuaba, Acopiara, Pacatuba e também na cidade de Crateús.

No tocante aos casos de dengue por complicação, 13 ocorreram em Fortaleza, dez em Itapipoca, cinco em Caucaia, quatro em São Gonçalo do Amarante, três em Pacajus, três em Acarape, dois em Granja, e apenas um caso em Miraíma, Morada Nova, Itaitinga, Capistrano, Cascavel, Parambu, Quixadá, Maracanaú, Crateús, Tejuçuoca, Iracema, Beberibe e Ocara.

Tipo 4

Nenhum caso da temida dengue tipo 4 foi confirmado. O perigo reside no fato de não se ter nenhum registro no Ceará de alguém acometido pelo tipo até agora. Por isso a população não está imune ao vírus. Os sintomas do tipo 4 são semelhantes aos dos outros três, a única diferença entre eles seria, justamente, a imunidade.

A Sesa divulgou, nesta semana, uma nota técnica aos profissionais de saúde que orienta sobre a assistência aos pacientes com suspeita de dengue, para alertar os profissionais da importância de um diagnóstico realizado rapidamente.

A nota, elaborada pela Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, informa que, diante de todo caso de doença febril aguda, os profissionais devem pensar no diagnóstico de dengue e orientar o paciente a respeito dos sintomas.

Incidência

14,7 mil Casos de dengue foram registrados em todo o Ceará pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em 149 municípios cearenses, destes 7.926 tiveram as suas amostras negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário