
O primeiro passo é ir ao consultório de um clínico geral, que irá prescrever uma série de exames que irão vasculhar o organismo. Os exames vão traçar o perfil do metabolismo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial.
Além deles, um teste de esforço vai não somente identificar a capacidade física, mas também checar problemas cardiovasculares. O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes.
Além dos exames (veja mais abaixo), é recomendável ter acompanhamento profissional. Com as facilidades à disposição, como vídeos, revistas e até a própria internet, cresce o número de atletas caseiros. Porém, exercitar-se sozinho, sem a orientação de um profissional, pode provocar sérias lesões.
Um profissional saberá orientar a postura e a forma corretas de levantar um peso e executar um movimento sem danificar a coluna. Na hora do exercício, é fundamental saber como se movimentar para não sacrificar as articulações.

O profissional em Educação Física é o único habilitado a ministrar a prática das atividades físicas. Além de ficar atento aos movimentos executados pelo aluno, ele orientará a respiração correta do movimento.
Veja a seguir os exames que não podem faltar no check-up:
Eletrocardiograma: o exame faz uma espécie de fotografia do coração. Mas como nem sempre mostra o problema do paciente, recomenda-se acrescentar também o teste de esforço ergométrico.
Teste ergométrico: é feito na esteira e acompanhado por um cardiologista por meio de monitoração gráfica, que mostra como o coração se comporta com o esforço.
Exames de sangue: mostram a taxa de glicose no sangue, apontando a existência de diabetes e os níveis de gordura, identificados pelas taxas de colesterol e triglicerídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário