sábado, 24 de setembro de 2011

Centro de queimaduras do IJF atendeu mais de 1,6 mil pessoas em 2011

Mais de 1,6 mil pessoas buscaram o Centro de Tratamento a Queimados (CTQ) do Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza somente nos seis primeiros meses do ano. A maioria dos pacientes é formada por crianças, quase sempre com queimaduras causadas por acidentes domésticos, mas os acidentes de trabalho também figuram em alta escala nas estatísticas.

Este ano foram 1.674 casos encaminhados ao CTQ do Frotão no primeiro semestre. No ano passado, durante o mesmo período, foram 2.889 pessoas. O alto número de pacientes atendidos é relacionado a vários tipos de acidentes com superfícies aquecidas, líquidos quentes, choques elétricos e produtos químicos, entre outros.

Os cuidados para evitar queimaduras são simples, mas a negligência pode levar a sequelas irreparáveis ou mesmo à morte.

Crianças são vítimas em potencial

Um descuído da mãe e uma panela com café fervendo foram responsáveis pela queimadura de aproximadamente 50% do corpo do pequeno Caique Xavier, de um ano de dois meses. O tipo de acidente e a idade do paciente fazem parte do perfil principal dos queimados encaminhados ao Frotão. Na manhã desta sexta-feira (23) ele e a mãe, Regina Silva, voltavam ao hospital para continuar o tratamento.

O acidente aconteceu na última segunda-feira (19) e a família mora em Ocara, a 104 quilômetros de Fortaleza.

"Já viemos três vezes para que o Caique possa tomar banho e trocar os curativos. O hospital de Ocara não realizada esse atendimento. Por isso fazemos o deslocamento para o Fortaleza", diz Regina Silva. Caique está sendo acompanhado desde o início da semana pelos médicos do Frotão.

Mais de 50 pacientes por dia

Por dia o atendimento no CTQ chega a 50 pacientes, entre consultas e retornos. Pacientes vindos de todo o Estado recebem atendimento. O número é considerado alto pelos médicos. Fazer campanhas de educação para o cuidado com os risco de queimaduras é uma das formas encontradas pelo centro para dimunir as estatísticas. Em relação ao mesmo período do ano passado foi registrada uma diminuição de mais de 1225 casos.

Acidentes com adultos também dão a tônica do trabalho do CTQ. Entre os atendidos atualmente está a cozinheira Ana Patrícia Justino, 26, com queimaduras de terceiro grau após se acidentar com uma panela com calda de açucar. O líquido atingiu parte do braço e pescoço da vítima.

"Estou em processo de recuperação. A cada dois dias venho trocar os curativos", relata.

Acidentes de trabalho e domésticos são os principais casos atendidos pela emergência do hospital. Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Maria Cira Melo, os acidentes domésticos são mais comuns com crianças. "Infelizmente a área de lazer de muitas crianças em casa é a cozinha. Procuramos educar as mães para os riscos das crianças na cozinha", afirma

Além de acidentes na cozinha, os choques elétricos também figuram a lista dos mais comuns. "Devemos nos atentar a nossa rotina. O que fazemos é reproduzido pela criança", alerta a médica.

Apesar de proibido desde de março de 2010 para a venda, o álcool líquido de uso doméstico continua sendo comercializado e ainda é reponsável por vários casos de antendimento à queimados no Ceará. O Centro de Tratamento à Queimados continua a receber pacientes com queimaduras de álcool líquido.

Os períodos de São João e de Final de Ano colaboram para o aumento dos número de queimados. "Os acidentes acontecem quando as pessoas estão com alto teor de bebida alcoólica e soltam fogos. Basta seguir as orientações que estão na caixa dos fogos", aponta Maria Cira.

CTQ é referência

O Ceará conta com um centro de tramamento à queimados que é referência no Brasil, o CTQ do Frotão, e atende pacientes de várias localidades do Estado. A média de atendimento mensal ultrapassa 300 casos. Somente em maio foram atendidos mais de 350 pacientes vítimas de queimaduras no hospital.

Os dados do CTQ apontam um diminuição no número de óbitos por pacientes que sofreram grandes queimaduras. "Existem casos que não conseguem serem tratados. Nossos óbitos são pessoas mais idade, infectadas ou com mais de 80% da área queimada. Mas já conseguimos mudar o diagnóstico e salvar, uma verdadeira vitória".

Como evitar acidentes

Na lista de cuidados e prevenções de acidentes está a indicação de nunca aplicar gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo e demais agentes que podem irritar ainda mais os tecidos expostos.

Se houver roupa grudada na região da queimadura, não remover; apenas cortar a mesma ao redor da lesão. Não é recomendado furar as bolhas. Em casos de dúvida, sempre procure o hospital. Quanto mais tardio for o início do tratamento, pior. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés são sempre consideradas mais graves, devendo ser procurado atendimento hospitalar imediatamente.

Em queimaduras elétricas retire o fio da tomada. Nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. A vítima deve ser levada ao Hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário