sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Doença ainda não tem causas identificadas-LINFOMA

Sabe-se que o linfoma é um tipo de câncer que atinge o tecido linfático, onde se concentram as células do sistema imunológico responsáveis por combater infecções, chamadas linfócitos. Agora, a causa da doença é um enigma, na maioria dos casos. “Em alguns pacientes, é possível identificar alguma relação com infecções virais ou uso excessivo de radiação, mas [normalmente] é difícil conseguirmos esclarecer o que causou a doença”, diz o professor de Hematologia da Santa Casa de São Paulo e diretor da Associação Brasileira de Hematologia e de Hemoterapia (ABHH), Carlos Chiattone.


Ele explica que há mais de 50 ti­­pos de linfoma, cada um deles com características próprias. “Na verdade, cada um é uma doença di­­ferente, com manifestações clínicas, prognósticos e tratamentos únicos. Alguns são agressivos, ou­­tros têm evolução lenta, há aqueles que são incuráveis. Cada caso é avaliado sempre de maneira própria.”

Diferentemente de outros tipos de câncer, ainda, o linfoma não tem um grupo de risco e pode acometer pessoas em qualquer idade. “Pacientes que passaram por transplantes de órgãos, estão com a imunidade muito baixa ou que fazem uso de imunossupressão precisam de cuidado redobrado porque têm maiores chances de desenvolver o problema, mas a doença tem perfil muito variado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário