quarta-feira, 11 de abril de 2012

Calvície masculina e finasterida


Algumas das grandes invenções e descobertas foram feitas por acaso. Tentando chegar a outro resultado, cientistas inventaram nada menos que o teflon, o Raio-X, a sacarina, o forno de microondas, o marcapasso e até a massinha colorida de modelar que toda criança adora. Um dos medicamentos mais eficientes contra a calvície também pode entrar nessa lista. É a finasterida, lançada no mercado na década de 90 com o nome comercial de Propécia®. Esse foi o primeiro medicamento por via oral eficiente no combate à calvície masculina. E, ainda hoje, é um dos mais recomendados por dermatologistas. A ação anti-calvície da finasterida foi percebida como efeito colateral de um tratamento para hiperplasia prostática, condição em que a próstata aumenta de volume.

A finasterida inibe a ação do hormônio masculino testosterona no fio de cabelo. Isso impede o afinamento progressivo dos fios e também a perda de cabelos. O medicamento bloqueia a evolução da calvície e pode revertê-la, fazendo crescer novamente parte dos fios de cabelo. Mas esse efeito só acontece enquanto a finasterida estiver sendo usada. Suspendendo o uso, a calvície volta a evoluir.

Na maioria dos homens, o uso prolongado de 1 mg de finasterida ao dia é seguro e pode ser mantido por muitos anos sem prejudicar a saúde. Mas um medicamento de uso prolongado exige retornos periódicos ao médico. Como qualquer medicamento, a finasterida pode ter efeitos adversos, e isso deve ser monitorado.

Enquanto a maioria dos homens não sofre efeitos colaterais, uma minoria, que pode chegar a 2%, pode apresentar problemas como diminuição de libido, disfunção erétil ou diminuição do volume da ejaculação. Se isso acontecer com você, não se preocupe: interrompendo o tratamento, esses problemas acabam. Alguns homens podem também apresentar uma diminuição de fertilidade durante o tratamento, e por precaução, pode ser recomendável suspender a finasterida quando um casal tem planos de ter um filho em breve.

PSA

O PSA, enzima produzida pela próstata, é valioso na detecção precoce de câncer de próstata. Homens acima dos 40 anos devem submeter-se a exames rotineiros de PSA. A finasterida reduz a dosagem do PSA. Quem usa finasterida deve alertar o médico responsável pelo exame de PSA para que ele leve esse fato em conta na interpretação do resultado do exame.

Finasterida e as mulheres

Aqui vale um alerta: a finasterida pode causar malformação em fetos. Para não haver esse risco, em geral ela não é recomendada para mulheres em idade fértil. Outro alerta: o risco de malformação do feto existe até mesmo para a gestante que tenha recebido sangue de doador que esteja usando finasterida. Por isso, quem toma finasterida não pode doar sangue durante o tratamento e até um mês após sua suspensão.

Por Lucia Mandel

Nenhum comentário:

Postar um comentário