segunda-feira, 16 de abril de 2012

Descoberta pode ajudar no combate ao câncer e no transplante de órgãos

Proteína pode tanto aumentar a ação do sistema imune quanto diminui-la

Células de defesa do organismo atacam tumor

Células de defesa do organismo atacam tumor (Thinkstock)

O sistema imunológico humano está em ação o tempo todo, combatendo de vírus e bactérias até células do nosso próprio corpo, que apresentam mutações potencialmente cancerígenas. Por isso existem vários remédios destinados a pacientes com câncer que estimulam as células de defesa do organismo. Em casos especiais, porém, como em pacientes que passaram por transplantes, é preciso administrar medicamentos que atenuem sua ação, senão essas mesmas células vão tratar o novo órgão como um corpo estranho e provocar sua rejeição.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: TGF-β Converts Apoptotic Stimuli into the Signal for Th9 Differentiation

Onde foi divulgada: Journal of Immunology

Quem fez: Mariko Takami, Robert B. Love e Makio Iwashima

Instituição: Departmento de Microbiologia e Imunologia da Universidade Loyola de Chicago

Dados de amostragem: cultura de células de camundongo em laboratório

Resultado: a proteína TGF-β, conhecida por diminuir a resposta do sistema imunológico, também pode atuar da forma oposta, aumentando a força de nossas defesas.

Um novo estudo realizado na Universidade Loyola de Medicina, de Chicago, nos Estados Unidos, pode fazer o nosso sistema imune agir das duas maneiras. A pesquisa descobriu que uma proteína chamada TGF-BETA, que já é conhecida por diminuir a resposta do sistema imunológico, também pode atuar da forma oposta, aumentando a força de nossas defesas.

"A TGF-BETA é uma faca de dois gumes", diz Makio Iwashima, autor-sênior do estudo publicado na edição online do Journal of Immunology. "Ela provoca reações do sistema imunológico mas não determina a direção destas reações. Dependendo das condições, elas podem tanto ativar quanto suprimir o sistema imunológico."

Para chegar à descoberta, Iwashima e sua equipe testaram a ação da molécula em culturas de células de camundongos. O próximo passo será testá-la em animais vivos. Segundo Iwashima, entender melhor o funcionamento da TGF-BETA pode levar ao desenvolvimento de medicamentos que possam tanto aumentar ou diminuir a resposta do sistema imunológico, conforme seja necessário.

Saiba mais

FATOR DE CRESCIMENTO TRANSFORMADOR BETA
Simplesmente conhecida como TGF-BETA (TGF-β), é uma proteína que ocupa papel de destaque no controle do crescimento, diferenciação e morte das células (apoptose). Células cancerígenas costumam aumentar sua produção de TGF-β, inibindo a ação do sistema imunológico para poder expandir-se pelo corpo.

APOPTOSE
É conhecida como 'suicídio celular'. Ocorre de uma forma ordenada em todos os organismos para que a renovação celular ocorra, mas também como resposta a uma ameaça - seja uma infecção ou lesão do material genético. Para o corpo, é melhor que uma célula morra do que muitas células sejam corrompidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário