terça-feira, 1 de maio de 2012

Dengue: só 10 bairros fora de perigo em Fortaleza

Dos 119 bairros da Capital, 109 têm alto risco epidemiológico ou sinal de alerta, segundo levantamento da SMS

Fortaleza enfrenta um estado de pré-epidemia de dengue. A afirmação é do coordenador da Célula da Vigilância Epidemi-ológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Lima, baseado no alto índice de infestação predial da Cidade. Segundo ele, apenas dez bairros possuem o índice de infestação dentro do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de até 1% dos imóveis com foco do mosquito da Aedes aegypti.

Entre os dias 9 e 13 de abril, a SMS realizou o Levantamento de Índice Amostral Rápido (Lira) nos 119 bairros da Capital. Destes, 70 se encontram em sinal de alerta, com índice de infestação predial entre 1,1% e 3,9%. Outros 39 bairros têm alto risco epidêmico, com índice maior que 3,9%, o que significa que 109 bairros estão em sinal de alerta ou em alto risco epidemiológico.

Ainda de acordo com Antônio Lima, a média de infestação predial de todos os bairros é de 3,23%. Ele ressalta que as regiões onde há um alto índice epidemiológico são as Regionais IV e VI, onde estão localizados os bairros do Montese, Serrinha Messejana, Barroso, Aerolândia e Jardim das Oliveiras. No entanto, Lima preferiu não divulgar os lugares onde a infestação predial ficou acima de 3,9%.

Diante disso, uma equipe do Ministério da Saúde se reunirá amanhã, em Fortaleza, com a SMS e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para fazer uma avaliação epidemiológica da Capital, além de providenciar a liberação de novos carros fumacê, a fim de realizar uma operação em todos os bairros de Fortaleza.

O coordenador explica que a análise epidemiológica para liberação do fumacê em toda a Cidade é feita através da média de infestação predial; a qual Antônio Lima classifica como bastante alta, e a incidência de casos que, a partir de 300 por 100 mil habitantes, já é considerado epidemia. Entretanto, conforme o último boletim, divulgado no dia 26 de abril, a incidência em Fortaleza é de 150 por 100 mil, índice bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, levando em conta os 3.684 casos confirmados.

Soluções
O coordenador da epidemiologia acredita que a liberação de novos carros pelo Ministério da Saúde e a borrifação de inseticida em todos os bairros, hoje, é a solução mais urgente para conter o processo de transmissão ascendente da dengue. Porém, segundo ele, a Secretaria da Saúde do Estado ainda não possui veículos suficientes para realizar a ação na Capital.

Antônio Lima explica ainda que somente o fumacê não é suficiente para acabar com a infestação predial, pois o inseticida mata apenas o mosquito adulto. Segundo ele, a visita dos agentes de endemias nas residências é fundamental.

"É preciso que a população fique atenta para a visita desses profissionais. O larvicida, veneno colocado em caixas d´água, ralos e em outros recipientes que acumulam água parada, é essencial para o controle da infestação", diz Lima.

Necessidade

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manuel Fonsêca, o órgão dispõe de seis veículos fumacê na Capital. Outros 25, pertencentes ao Ministério da Saúde, estão guardados para uma emergência em casos de epidemia. Acrescenta também que mais 21 veículos fazem a borrifação de inseticida no interior do Estado.

Contudo, Fonsêca destaca que não há um necessidade de uma operação em todos os bairros da pois, apesar da infestação predial ser considerada alta, a incidência de casos ainda não atinge o nível de uma epidemia que, como dito anteriormente, é de 300 casos a cada 100 mil habitantes. "Apesar de termos comprovados muitos focos de mosquito, não há motivos para borrifar veneno em toda a cidade", analisa.

SAIBA MAIS

O que é Lira?
Levantamento de Índice Amostral Rápido. Mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti

Critérios do levantamento
Municípios com mais de 100 mil habitantes e com grande fluxo de turistas e de fronteira

Vantagens
Identifica os criadouros predominantes e permite o direcionamento das ações

Como é feito?
O município é dividido em grupos de nove mil a 12 mil imóveis semelhantes. Em cada grupo, são pesquisados 450 imóveis

Índices de infestação predial:Inferiores a 1%: condições satisfatórias
De 1% a 3,9%: situação de alerta
Superior a 4%: há alto risco de surto de dengue

População teme terrenos baldios
Em Fortaleza, existem cerca de 30 mil terrenos baldios, de acordo com dados da Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta época do ano, em que as chuvas aumentam e o número de casos de dengue cresce, esses locais deixam a população e o poder público preocupados.

Na Avenida Rogaciano Leite, no cruzamento com a Rua Jornalista Cesar Magalhães, no bairro Luciano Cavalcante, é possível encontrar um grande terreno baldio. Próximo ao lugar, existem muitos estabelecimentos comerciais e também casas e apartamentos, onde as pessoas temem focos de larvas do Aedes aegypti. No terreno, há matagal alto e lixo, o que contribui para o acúmulo de água.

Próximo a este ponto, na Rua José Otoch, há dois terrenos baldios, cada um em um dos lados da via, acumulam mato e lixo. Além das residências das proximidades, muitos prédios ainda estão sendo construidos.

Os moradores da Rua Vale Formoso, no bairro Tancredo Neves, temem as consequências que o terreno abandonado, que fica na via, podem trazer. Além de atrair vários tipos de animal, a dengue assusta a população.

Na Avenida José Leon, na Cidade dos Funcionários, os moradores colocaram até uma placa proibindo a colocação de lixo no terreno baldio. "A gente fica com medo porque as pessoas não cuidam nem um pouco. Por isso, tenho certeza que aqui tem foco de dengue", comentou o comerciante João Lima.

Ele disse ter notado um aumento de pessoas infectadas com a doença no último mês. "O poder público tem que fazer a parte dele e a gente, a nossa. Somente dessa forma a situação vai melhorar", acredita.

Pontos críticos

Segundo o coordenador da Célula de Vigilância Ambiental Epidemiológica, João Urânio Nogueira, terrenos baldios, sucatas, oficinas e construções são alguns dos pontos críticos onde órgão trabalha para combater a proliferação do mosquito.

O órgão realiza visitas quinzenais nesses locais para verificar se existem os focos de larvas do Aedes aegypti. Se for confirmado, é feita a borrifação.

Se o problema continuar, é realizada uma blitz, com a ajuda da vigilância sanitária e outros órgãos. Com isso, o proprietário é identificado e o trabalho de inspeção é realizado. Depois, se os focos forem encontrados novamente, a vigilância sanitária deverá notificar o dono.

"Em vários terrenos, encontramos materiais onde a água pode ser acumulada como, tambores, copos descartáveis, tampas de garrafas e até árvores. Tudo que está exposto e acumula água o que pode ajudar a proliferar o mosquito", afirmou Nogueira.

KARLA CAMILA/THIAGO ROCHAREPÓRTER/

Nenhum comentário:

Postar um comentário