sábado, 20 de outubro de 2012

Cirurgia bariátrica diminui fatores de risco para ataque cardíaco e AVC


Pesquisa mostrou que o impacto do procedimento é maior e mais rápido do que o obtido com uso de remédios

coração
Cirurgia ajudou a aumentar a massa do ventrículo esquerdo do coração, deixando o músculo mais forte, aumentou a proporção de sangue bombeado pelo órgão e sua capacidade de relaxar depois de cada contração, mostrou estudo(Thinkstock)
A cirurgia bariátrica é capaz de reduzir drasticamente e num curto período de tempo os fatores de risco que podem desencadear doenças do coração e AVC – podendo salvar a vida de pacientes obesos. O impacto é muito maior e mais veloz do que do que o conseguido por meio do tratamento com remédios para o controle de peso ou diabetes. A conclusão faz parte de uma análise das pesquisas sobre o tema, publicada na última edição da revista Heart, periódico publicado pelo mesmo grupo que edita o British Medical Journal.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Bariatric surgery and cardiovascular outcomes: a systematic review

Onde foi divulgada: revista Heart

Quem fez: Amanda R Vest, Helen M Heneghan, Shikhar Agarwal, Philip R Schauer, James Young

Instituição: Clínica Cleveland, nos Estados Unidos

Dados de amostragem: 73 estudos, que envolveram quase 20.000 pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica.

Resultado: Ao analisar os dados, os pesquisadores viram que, após a operação, 63% dos pacientes apresentaram melhoras nos índices de pressão alta, 73% nos de diabetes e 65% nos de gordura no sangue.
Segundo os pesquisadores, a obesidade mata mais de 2,6 milhões de pessoas todos os anos. Além disso, o excesso de gordura no corpo produz substâncias químicas prejudiciais e distorce a produção de hormônios, favorecendo a inflamação e a resistência à insulina – o que pode levar ao diabetes.
Para saber o efeito que a cirurgia bariátrica tinha nos pacientes obesos, os autores do estudo vasculharam os bancos de dados que reúnem pesquisas científicas produzidas entre 1950 e 2012. Eles encontraram 73 estudos, envolvendo quase 20.000 pessoas, que haviam avaliado o impacto do procedimento nos fatores de risco de doenças cardíacas e AVC. Ao analisar os dados, os pesquisadores viram que pacientes perderam, em média, metade do excesso de peso após a cirurgia.
Os dados indicaram que, antes do procedimento, 44% dos pacientes sofriam de pressão alta, 24% de diabetes e 44% tinham altos índices de gordura no sangue. Após a operação, 63% dos pacientes apresentaram melhoras nos índices de pressão alta, 73% nos de diabetes e 65% nos de gordura no sangue.
Mais forte - Os autores também analisaram 18 estudos, envolvendo 713 pessoas, que avaliavam o impacto da cirurgia bariátrica no risco de insuficiência cardíaca e em mudanças estruturais no coração. A análise mostrou que o procedimento aumentou a massa do ventrículo esquerdo do coração, deixando o músculo mais forte, aumentou a proporção de sangue bombeado pelo órgão e sua capacidade de relaxar depois de cada contração.
Segundo os pesquisadores, as descobertas mostram que a cirurgia bariátrica não funciona só como uma medida estética, mas ela realmente pode prevenir danos cardiovasculares e salvar vidas. "A magnitude do efeito nos fatores de risco cardiovasculares é impressionante, e até agora nenhuma terapia farmacêutica para o controle de peso ou diabetes mostrou um efeito comparável", escreveram no estudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário