segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Surto de meningite nos EUA chega a 91 casos e 7 mortes

Autoridades americanas divulgaram 27 novos casos da doença. A epidemia, provocada pela injeção de analgésicos, já atinge nove estados do país

Meningite: inflamação nas membranas protetoras do cérebro causa dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço
Meningite: inflamação nas membranas protetoras do cérebro causa dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço (Thinkstock)
Foram divulgados 27 novos casos de meningite neste domingo, nos Estados Unidos, pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention, Centros para o Controle e Prevenção de Doenças). A epidemia, que já atingiu nove estados do país, já deixou sete mortos e tem 91 casos confirmados.
O surto de meningite fúngica foi provocado por injeções de um tipo de esteroide usado como analgésico, geralmente para tratar dores nas costas. A maior parte dos novos casos foi relatada em Michigan, onde o total de casos aumentou de cinco para 20. Em Virgínia houve crescimento de 11 para 18.
Alerta — A dispersão da doença fez com que autoridades da área de saúde nos Estados Unidos se preocupassem com a regulamentação de empresas farmacêuticas como a New England Compounding Center Inc, responsável pela fabricação do medicamento que causou a doença.
A empresa, instalada em Massachussetts, vendeu 17.676 frascos do esteroide acetato de metilprednisolona para 76 instalações, distribuídas em 23 estados norte-americanos.  De acordo com dados do Departamento de Saúde de Massachusetts, as vendas foram realizadas entre os meses de julho e setembro. As autoridades acreditam que o medicamento possa ter sido injetado em milhares de pacientes.
Doença — A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Os pacientes afetados na epidemia dos Estados Unidos apresentaram sintomas da doença de uma a quatro semanas depois de tomar as injeções do analgésico.
Info-meningite
(Com Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário