terça-feira, 18 de junho de 2013

Falta de vitamina D pode explicar por que obesos têm mais alergia

Novo estudo feito nos Estados Unidos concluiu que níveis de vitamina D podem prever o risco de um jovem com sobrepeso apresentar asma ou alergia

Durante a consulta, pediatras devem alertar os pais sobre o ganho indevido de peso de seus filhos
Obesidade na adolescência: Pouca vitamina D pode explicar o motivo pelo qual jovens obesos têm maior tendência a sofrer com alergias (ThinkStock)
Crianças e adolescentes obesos são mais propensos a sofrer com asma e alergias do que jovens com o peso normal – e a deficiência em vitamina D pode ser uma das razões pelas quais isso acontece. É o que indicou um novo estudo americano que será apresentado nesta terça-feira no encontro anual da Sociedade Endócrina, em San Francisco, Estados Unidos.
“O aumento do risco de asma e alergias entre jovens com sobrepeso nunca foi compreendido. Porém, pesquisas anteriores mostraram que a vitamina D é importante para o sistema imunológico e que a deficiência do nutriente é comum em pessoas obesas”, diz Candace Percival, médica do Centro Médico Militar Walter Reed, nos Estados Unidos, e coordenadora do trabalho.
O novo estudo se baseou em 86 jovens de 10 a 18 anos de idade, sendo que 54 deles eram obesos ou tinham sobrepeso. Os participantes passaram por um exame de sangue que mediu seus níveis de vitamina D, e os pesquisadores observaram que todos os indivíduos obesos tinham quantidades insuficientes da vitamina.
Depois, a equipe mediu em parte desses jovens os níveis de imunoglobulina E (IgE), um anticorpo que é um dos principais fatores que desencadeiam reações alérgicas – grande parte das pessoas que têm alguma alergia possuem altos níveis de IgE. Alguns participantes também tiveram medidos os seus níveis de citocinas, moléculas envolvidas no processo que desencadeia respostas imunes no organismo.
Os pesquisadores encontraram uma relação significativa entre a gravidade da obesidade dos participantes, maiores níveis de citocinas e de IgE e menores quantidades de vitamina D. “Concluímos que o aumento do risco de alergia em obesos pode ser, de certa forma, medido pelos seus níveis de vitamina D”, diz Candace. “Esse é o primeiro estudo, até onde sabemos, que reúne a relação de deficiência em vitamina D e maior risco de alergia entre adolescentes obesos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário