sábado, 30 de novembro de 2013

Fortaleza tem Dia D da vacinação neste sábado


Serão disponibilizadas doses do calendário básico; antitetânica não será ofertada para todos por falta de estoque


O Dia D da campanha de atualização vacinal acontece hoje em todos os postos de saúde da Capital. Podem comparecer pessoas entre 0 e 49 anos. Entretanto, a vacina de imunização antitetânica não será disponibilizada para o grande público, por falta de estoque. A ação ocorre das 8h às 17h.

Podem comparecer aos postos de saúde, das 8h às 17h, pessoas com idade entre 0 e 49 anos. A pessoa deve levar a carteira de identidade e o cartão de vacinação. Quem não tiver poderá fazer na própria unidade Foto: Alex Costa

São ofertadas todas as vacinas do calendário básico, de acordo com a faixa etária, além da vacina contra Hepatite B, doses da vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Segundo a assessora técnica de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, o foco da campanha é a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. "Faz uns três ou quatro anos que acontecem surtos de sarampo nos Estados Unidos e na Europa. Por isso, queremos proteger a população, principalmente, devido a Copa do Mundo", explica. Ela acrescenta que o mesmo procedimento aconteceu antes da Copa das Confederações, realizada neste ano.

Conforme a assessora, durante grandes eventos, o risco de contaminação aumenta, devido à aglomeração de pessoas e importação de agentes de outras partes do mundo e do Brasil.

Antitetânica
Até agora, o estoque de vacinação antitetânica não foi regularizado. De acordo com Vanessa Soldatelli, desde março, o abastecimento vem diminuindo e, em outubro, não se recebeu nenhuma dose. Por isso, a imunização ainda não pode ser feita de forma maciça. São priorizadas mulheres grávidas e pessoas acidentadas. Vanessa afirma que o problema está nos laboratórios, pois a distribuição não é feita de modo a abastecer todos os postos de saúde. No entanto, a SMS garante que quem precisar da antitetânica vai recebê-la.

A quantidade de imunizações disponíveis vai variar de acordo com a necessidade de cada Secretaria Executiva Regional (SER).

Quem quiser se vacinar deve procurar a unidade de saúde mais próxima, portando a carteira de identidade e cartão de vacinação. Os cidadãos que não possuem o cartão poderão fazer um nos postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário