quinta-feira, 1 de maio de 2014

Apenas metade dos casos de AVC tem causas conhecidas

Hipertensão, tabagismo, diabetes, arritmia cardíaca e obesidade estão entre os fatores de risco do acidente vascular cerebral

cérebro
No estudo, hipertensão e tabagismo foram os fatores mais associados ao derrame
Apenas metade dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) é relacionado a fatores de risco conhecidos. Essa é a revelação de um estudo do Centro Médico Erasmus, na Holanda, publicado na terça-feira no periódico Plos Medicine.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Modifiable Etiological Factors and the Burden of Stroke from the Rotterdam Study: A Population-Based Cohort Study​

Onde foi divulgada: periódico PLOS Medicine.

Quem fez: Michiel J. Bos, Peter J. Koudstaal, Albert Hofman e M. Arfan Ikram.

Instituição: Centro Médico Erasmus, na Holanda.

Resultado: Apenas metade dos casos analisados pelos pesquisadores foi relacionado a causas conhecidas do AVC, como hipertensão e tabagismo. 
Os pesquisadores acompanharam por treze anos, em média, 6 844 participantes com idade superior a 55 anos e que nunca tiveram AVC. Durante esse tempo, houve 1 020 episódios de derrame. Ao examinar o fator causador para cada caso, os cientistas descobriram que metade estava relacionado a fatores conhecidos, como hipertensão, tabagismo, diabetes, arritmia cardíaca, obesidade e demais doenças cardiovasculares.

Hipertensão e tabagismo foram os elementos mais recorrentes — 36% e 16% dos episódios, respectivamente. A outra metade dos casos os pesquisadores não conseguiram relacionar a nenhuma causa.
"Essa descoberta encoraja não só o estudo mais aprofundado das causas estabelecidas, mas também o de outras que ainda não foram estudadas ou descobertas pela medicina", diz Michiel Bos, médico do Departamento de Epidemiologia do Centro Médico Erasmus e coautor do estudo.
Os pesquisadores alertaram para o fato de que as suas descobertas não podem ser aplicadas para populações com mais diversidade racial do que a analisada, que foi a da cidade de Rotterdam, na Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário