sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Casos de dengue sobem 109% em 2010

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que o número de casos de dengue registrados no país neste ano, entre 1º. de janeiro e 13 de fevereiro, somaram 108,64 mil registros, o que significa um crescimento de 109% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 51,87 mil casos no país."Temos um aumento de 109% em números absolutos. É um dado que nos preocupa, mas 71% dos casos em cinco estados da federação, na região Centro-Oeste. Algumas variáveis podem explicar esse aumento, como a questão das chuvas e das altas temperaturas", informou Giovanini Coelho, coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Denguen do Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, outro fator que tem contribuído para o aumento no número de casos de dengue neste ano é a circulação do sorotipo viral conhecido como "DEN-1", que circulou com maior intensidade na década de 90. De acordo com o governo, esse sorotipo viral voltou a predominar em alguns estados.
"Há um contingente muito grande de pessoas que não estão imunizadas contra o sorotipo DEN-1, em especial crianças e adolescentes", disse Giovanini Coelho. O Ministério da Saúde informou que já alertou a todas unidades da federação sobre o retorno desse sorotipo.
Concentração em cinco estados
Dados do governo mostram ainda que cinco estados concentram "alta incidência" de registros da doença, com 77,11 mil notificações registradas, ou seja, 71% das detecções. São eles: Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Acre.
Segundo o Ministério da Saúde, 34% das notificações concentram-se em cinco municípios: Campo Grande (MS), com 12,7 mil casos detectados; Goiânia (GO), com 12,31 mil registros; Aparecida de Goiânia (GO), com 3,28 mil casos; Rio Branco (AC), com 5,05 mil registros; e Porto Velho (RO), com a detecção de 3,41 mil pessoas infectadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário