domingo, 5 de maio de 2013

146 pessoas morrem vítimas de asma no Ceará

O Estado tem o maior índice da doença em toda a região Nordeste. No ano passado, houve 8.306 internações
A asma é uma doença crônica milenar, que apesar dos avanços tecnológicos na medicina, ainda faz vítimas nos dias atuais. No Estado do Ceará, a doença causou 8.306 internações, sendo 4.538 somente em Fortaleza, e resultou 146 óbitos, destes, 38 foram na Capital. Esses números representaram o quadro da doença no ano passado, de acordo com o relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Somente em Fortaleza, um total de 4.538 internações em hospitais do Estado devido à enfermidade foram registradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no ano passado. Além disso, houve 38 óbitos na Capital FOTO: MARÍLIA CAMELO

Apesar desse cenário, o órgão municipal admite que essas mortes poderiam ter sido evitadas. Para se ter uma ideia, o Governo do Ceará desembolsou um total de R$ 4,2 milhões com despesas de internação. O Estado tem o maior índice da doença em toda a região Nordeste.

A asma, ou bronquite asmática, é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas no mundo. Embora a enfermidade não tenha cura, existem medidas simples que evitam as crises, permitindo que os pacientes tenham uma vida normal.

Fatores climáticos também favorecem o alto número de casos da doença. É o que conta a presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Filadélfia Passos. "As mudanças bruscas de temperatura agravam as crises alérgicas, principalmente, para os asmáticos. No Ceará, o tempo é quente e abafado, e as chuvas repentinas pioram as crises", explica.

Crises
O tratamento regular da asma melhora os sintomas e resulta em economia para os cofres públicos. Com a redução das crises asmáticas, o internamento de pacientes nos hospitais caiu até 80%. Conforme Filadélfia Passos, o número de internação do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes de Messejana, que é o equipamento de referência nos casos mais graves da doença, o resultado foi a diminuição de pacientes internados.

Para a coordenadora da Asma da SBPT, Márcia Alcântara, primeiro deve-se diagnosticar a doença e depois seguir corretamente o tratamento. "No caso da asma, o mais importante é a prevenção, limpar bem o ambiente, evitar poeira, cigarro, pêlos de animais de estimação, e a segunda etapa se dá com medicação".

No Brasil, a asma é a quarta doença que mais interna pessoas. No ano passado, foram 156 mil. A enfermidade mata, em média, 2.500 pessoas por ano, (sete por dia). A maioria dos óbitos são em pacientes idosos, com mais de 75 anos de idade, detalhada o relatório da SMS.

A asma é uma doença pulmonar que obstrui as vias respiratórias do paciente. Durante uma crise asmática, os músculos em torno dos brônquios (que são as pequenas passagens dos pulmões) ficam apertados e estreitos, tornando difícil para o ar a sair dos pulmões.

Conforme a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, os sintomas da asma na criança são parecidos com os sintomas em um adulto. Eles variam de acordo com as mudanças climáticas, ou seja, não estão presentes o tempo todo. Há períodos em que o paciente apresenta falta de ar, chiado no peito, secreção e um pouco de tosse. Esses sintomas aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e, em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou ainda estresse.

Sintoma
O principal sintoma e que causa mais aflição entre os pacientes é, sem dúvidas, a falta de ar. Além disso, há dores no tórax, sensação de forte opressão no peito, tosse (às vezes acompanhada de secreção) e ainda chiado no peito durante a respiração.

Existem tipos diferentes de asma, por isso se faz necessário o acompanhamento médico e tratamento contínuo. A crise pode ser desencadeada por um alergênico ou outro irritante, tais como produtos químicos, ácaros, penas, poluentes, fumaça, mofo, fumo, etc. Fatores emocionais que também podem desencadear uma crise asmática: ansiedade, medo, estresse, baixo nível de açúcar no sangue.

População terá plano de ação contra a doença
A Praça do Ferreira recebeu, ontem, uma ação promovida pela parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia para uma manhã do serviços em alusão ao "Dia Mundial da Asma", comemorado ontem. No local, os profissionais da área da saúde prestaram serviços à comunidade asmática de Fortaleza. Na ocasião, os pacientes em tratamento da doença puderam fazer exames e saber como estava o nível da doença em seu organismo, através de um aparelho de sopro.

Durante o evento, a SMS aproveitou a ocasião da data para fazer o lançamento oficial da primeira etapa do Programa de Atenção Integral à Criança e Adulto Asmático de Fortaleza (Proaica) 2013. A iniciativa de atendimento a asmáticos existe desde 1999 e vem evoluindo, reduzindo o número de internações e os gastos públicos com o tratamento e internações.

As pessoas que sofre com bronquite asmática podem procurar um posto de saúde do seu bairro e, se o quadro clínico não for tão grave, o paciente recebe atendimento no próprio local. Porém, se o caso for de urgência deve procurar uma unidade de tratamento de urgência.

Diagnóstico
Conforme a presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, Filadélfia Passos, o atendimento se divide em etapas: "primeiro, o paciente é encaminhado para uma pré-consulta com um dos nossos enfermeiros, depois ele passa pelo médico que diagnostica a doença, é encaminhado para a farmácia, onde vai receber a medicação. O paciente passa também pelo assistente social que lhe dará dicas sobre o controle da doença em casa", conta.

SAIBA MAIS
Como prevenir a doença

1. Fazer um teste de alergias respiratórias para detectar qual é o agente causador da asma

2. Evitar a exposição aos ácaros da poeira. Remover carpetes, tapetes e cortinas do ambiente

3. Evitar o contato com o pelo de animais de estimação (gatos e cães)

4.Evitar lugares abafados ou com pouca circulação de ar ou purificação do ambiente

5. Evitar estar na presença de fumantes e não fumar

6. Evitar a automedicação. Uma crise pode ser desencadeada pela aspirina e por outras drogas anti-inflamatórias não esteroides

7. Remédios caseiros também não tem eficácia garantida

8. Não procurar o médico só em casos de crise. O tratamento deve ser contínuo

9. Ficar atento às vacinas contra a gripe. Os vírus causadores de infecções respiratórias e também da gripe inflamam as vias aéreas e podem causar crises de asma

Nenhum comentário:

Postar um comentário