sexta-feira, 30 de maio de 2014

No Brasil, 87% se arrependem de ter começado a fumar

De acordo com pesquisa divulgada pelo Inca, fumante brasileiro consome em média dezessete cigarros por dia

Cigarro: Mais da metade dos fumantes brasileiros sente que está muito dependente
Cigarro: Mais da metade dos fumantes brasileiros sente que está muito dependente (Thinkstock)
Uma pesquisa internacional divulgada nesta sexta-feira mostrou que 87% dos tabagistas no Brasil se arrependem de ter começado a fumar. O índice é maior do que os outros dois países da América Latina que participaram do estudo, México (74%) e Uruguai (66%). De acordo com o levantamento, os fumantes mais arrependidos são os da Tailândia (96%).
Os resultados, divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), que foi coordenada pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e realizada em vinte países. No Brasil, o estudo foi feito com 1 830 adultos do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Os participantes foram entrevistados duas vezes: uma em 2009 e outra entre 2012 e 2013.
Segundo a pesquisa, mais da metade dos fumantes do país tem uma opinião negativa sobre o tabagismo (56% dos homens e 66% das mulheres). A maioria sente que está muito dependente do cigarro (54%) e 80% já tentaram parar de fumar.
Hábitos — No Brasil, a maioria dos tabagistas (93%) fuma diariamente. O consumo médio é de dezessete cigarros por dia. Em 2013, 20% dos fumantes afirmaram que acendiam o primeiro cigarro do dia em até 5 minutos após acordar, e 50%, em até 30 minutos.
A pesquisa internacional também reforçou que o aumento dos impostos sobre o cigarro está diretamente associado à redução do número de fumantes. No Brasil, a tributação sobre o cigarro mais que dobrou (aumento de 116%) entre 2006 e 2013. Nesse mesmo período, a venda de cigarros no país caiu 32% e o número de fumantes, 28%.
No Brasil, 65% dos fumantes afirmam que o preço dos cigarros já fez com que eles pensassem em parar de fumar nos últimos seis meses. Trata-se de uma taxa menor do que países como Austrália (78%), França (74%) e Estados Unidos (75%).
Segundo talevanmento do Ministério da Saúde divulgado no mês passado, 11,3% da população brasileira é fumante. Há oito anos, o índice era de 15,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário