sábado, 28 de fevereiro de 2015

A estatina não faz efeito? O problema pode estar em suas artérias

De acordo com estudo, pessoas que não apresentam redução no nível de colesterol LDL com o uso do remédio têm mais artérias bloqueadas

substância
Estatina: no estudo, 20% dos pacientes que tomaram o medicamento tiveram um aumento nos níveis de colesterol LDL(Thinkstock/VEJA)
Toma estatina e, mesmo assim, o nível de colesterol LDL não cai? Você pode ter mais artérias bloqueadas do que aquelas pessoas que respondem ao medicamento. Essa foi a constatação de uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.
O colesterol LDL é considerado "ruim" porque, em altas taxas, contribui para a formação de placas de gordura na parede das artérias, condição chamada de aterosclerose. Esse estado dificulta a circulação sanguínea e pode levar à formação de coágulos, causando problemas como derrame e infarto. Para alguns pacientes, seguir uma dieta saudável, praticar atividade física, evitar o cigarro e manter um peso normal são medidas suficientes para controlar os níveis de colesterol. Outras pessoas, no entanto, precisam completar o tratamento com uso de estatina.

Pesquisa - Os pesquisadores revisaram dados de sete estudos clínicos que compararam a saúde das artérias de indivíduos antes e depois do tratamento com estatina. As pesquisas duraram de 18 a 24 meses e incluíram 647 pessoas que foram diagnosticadas com doença arterial coronária e tomavam estatina.
Em 20% dos voluntários, o remédio não fez efeito e as taxas de colesterol aumentaram. Essas pessoas tinham mais acúmulo de placas de gordura nas artérias do que aquelas que responderam à terapia com droga.
"Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, é essencial monitorar os níveis de LDL em pacientes que têm alguma doença no coração ou que estejam se tratando com estatina", afirma Stephen Nicholls, professor da Universidade de Adelaide, na Austrália, e principal autor do estudo.
(Da redação de VEJA.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário