terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Jovem de 24 anos muda dieta, larga a cerveja com os amigos e perde 54 kg

Para Guilherme, maior dificuldade foi parar de beber aos fins de semana.
Ele mudou radicalmente o estilo de vida e saiu dos 140 kg para os 86 kg.

Mariana PalmaDo G1, em São Paulo
Para um jovem de 24 anos, geralmente não tem nada melhor do que aquela cerveja com os amigos quando chega o fim de semana. O empresário Guilherme Mascarenhas, no entanto, precisou deixar esse programa de lado por um tempo para conseguir sair dos 140 kg. “Foi minha maior dificuldade porque eu trabalhava a semana toda e queria relaxar depois. Tive que parar com tudo isso e acabei percebendo que dá para se divertir sem exageros”, lembra.
A decisão de abandonar esses e outros prazeres veio aos 23 anos, quando Guilherme percebeu que o excesso de peso estava começando a atrapalhar sua vida. “Minhas roupas, que eram gigantes, já não serviam mais. E eu não tinha mais fôlego para subir uma escada”, conta. Porém, o início não foi tão simples por causa da correria do dia a dia – Guilherme trabalhava o dia todo em sua cidade, Santo André, e fazia faculdade à noite em São Paulo, então tinha dificuldades para comer bem e quase não tinha tempo para a academia.
Guilherme perdeu 54 kg após mudar radicalmente o estilo de vida; fotos mostram o jovem antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Mascarenhas)Guilherme perdeu 54 kg após mudar radicalmente o estilo de vida; fotos mostram o jovem antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Mascarenhas)
Raio X Guilherme - VC no Bem Estar (Foto: Arte/G1)
“Eu ficava para lá e para cá o dia todo, então só comia besteira na rua. Era fritura, salgadinhos, coxinha, esfiha, cachorro quente, refrigerante e muito doce”, diz.
Em 2013, ele até se arriscou na academia, mas por causa da correria, não conseguiu fazer do jeito certo. “Meus amigos do trabalho me incentivaram a malhar com eles, mas eles iam muito cedo. E eu, que chegava depois da meia noite em casa, não conseguia acordar para ir junto”, conta.
A mudança definitiva só aconteceu em janeiro de 2014, depois que o empresário se formou. “Eu tinha tempo à noite, então comecei direito na academia”, lembra.
Para driblar as tentações ao longo do dia, Guilherme começou também a levar marmitas para o trabalho, com opções muito mais saudáveis do que as que costumava encontrar na rua. “Levava frutas, pão integral com requeijão e meus pratos, que eram sempre com arroz integral, legumes e frango”, diz.
Além de ter abandonado totalmente a cerveja, o jovem cortou relações também com os doces, frituras, refrigerantes e sorvete – e no lugar, entraram seus mais novos amigos: frutas, legumes, verduras e integrais. “Nunca tinha comido salada. Eu comia feijoada e deixava a couve. Depois, comecei a comer a couve e deixava a feijoada”, brinca.
Nos dois primeiros meses, Guilherme já havia perdido 12 kg, resultado que funcionou como uma motivação. “Eu percebi que conseguia, então continuei. Minha meta era perder sempre 5 kg por mês”, conta.
Em abril, ele saiu do emprego e abriu seu próprio negócio, uma gráfica, o que ajudou ainda mais no novo estilo de vida. “Tirei um peso das costas e fiquei muito menos estressado. E como minha empresa é em casa, tinha mais tempo para ir à academia e era muito mais fácil seguir a dieta”, lembra.
De lá para cá, seguindo à risca a rotina de alimentação saudável e atividade física, ele conseguiu chegar aos 86 kg, 54 kg a menos na balança. “Muita coisa mudou. Durmo melhor, respiro bem e minha autoestima aumentou. É outra vida”, afirma.
Com o novo corpo, ele trocou também as calças 52 por 40 e as camisetas 4G por G. “Não dá mais para usar as roupas de antes. Agora estou muito mais confiante também”, acredita.
Depois de cerca de um ano, Guilherme agora se permite uma cervejinha de vez em quando, mas não como antes. “Se eu tomo, é uma só e não 10 como eu tomava”, diz. E ele agora garante que vai levar o novo estilo de vida para sempre. “Se eu parar, em 2 meses chego aos 100 kg de novo. Vou continuar firme e forte pra atingir minha meta, que é 80 kg”, afirma. Para quem também precisa emagrecer, ele dá a dica: “tem que começar e acreditar em si mesmo. É possível, sim”, conclui.
Depois de cerca de um ano, ele agora continua na luta para atingir a meta de 80 kg (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Mascarenhas)Depois de cerca de um ano, ele agora continua na luta para atingir a meta de 80 kg (Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Mascarenhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário