quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mais Médicos bate recorde de inscrições de brasileiros

De acordo com ministro da Saúde, é cedo para saber se com o maior interesse dos profissionais será possível dispensar os médicos cubanos

Programa Mais Médicos
"Mais Médicos": 4 058 cidades e 34 distritos indígenas atendidos (Ueslei Marcelino/Reuters/VEJA)
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que a nova edição do Mais Médicos teve recorde de inscrições: 15.747 profissionais brasileiros se candidataram ao programa. Os médicos vão disputar 4.146 vagas, das quais 361 são de reposição. O maior interesse de profissionais com diploma brasileiro é resultado da fusão do programa com o Provab, outra iniciativa do governo para tentar aumentar o provimento de profissionais em áreas consideradas prioritárias e que garante, depois de um ano de trabalho, um bônus de 10% nos exames de residência.
Ao anunciar os números, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse ser cedo para antever se, com o aumento do interesse em profissionais brasileiros, será possível dispensar o recrutamento de médicos cubanos. "Temos de aguardar", disse. Ele avalia a possibilidade de parte dos profissionais desistir, principalmente em regiões mais afastadas.
Nesta nova etapa, o Mais Médicos foi ampliado em número de vagas e alcance: 273 cidades foram incluídas, agora totalizando 4.058 a lista de localidades beneficiadas, além de 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. No momento, participam do programa, 14.462 médicos.
Das 4.505 vagas solicitadas por municípios, 359 não foram autorizadas. Os motivos para recusa do ministério foram desde falta de estrutura mínima para trabalho dos médicos ao entendimento de que as cidades não necessitavam do número requisitado de profissionais.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário