quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estudo liga asma a risco maior de câncer de pulmão

Pesquisadores americanos descobriram uma associação entre a asma e o câncer de pulmão. De acordo com os cientistas, da Universidade do Missouri, foi a primeira vez que essa relação foi comprovada. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (3) pelo site HealthDay News.
Foram avaliados 759 pacientes com câncer de pulmão e a mesma quantidade de pacientes sem nenhum tipo de tumor. Os pesquisadores observaram que 46,2% dos pacientes asmáticos também desenvolveram câncer no pulmão, enquanto que, dos pacientes sem a doença, 22,5% desenvolveram câncer no pulmão.
De acordo com o médico Vamsi Guntur, um dos autores do estudo, repetidas crises inflamatórias de asma pode causar câncer de pulmão. Como isso acontece, no entanto, ainda não foi esclarecido.
Apesar desses resultados, a professora de Medicina Marilyn Glassberg, da Universidade Miami Miller, crítica a pesquisa. A médica afirma que os asmáticos não deveriam ficar preocupados acreditando que vão desenvolver câncer de pulmão.
- Esse é um estudo que relaciona uma doença com outra. O problema dessas pesquisas é a dificuldade de identificar as relações de causa e efeito. Mesmo assim, os resultados são interessantes.
Glassberg relembra ainda que a principal causa de câncer de pulmão é o hábito de fumar. De qualquer forma, para os autores, os resultados do estudo ressaltam a importância de diagnóstico e tratamento precoce da asma e de outros problemas nas vias aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário