quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Implante eletrônico pode significar a cura de uma das causas da cegueira

Atualmente existem 20 grupos de pesquisas trabalhando duro para devolver a vida normal a pessoas acometidas de perda das funções visuais da retina, mas um grupo de cientistas da Alemanha pode estar próximo de uma solução definitiva para pelo menos uma das doenças que causam perda da visão. Eles estão fazendo testes com implantes eletrônicos que poderão restaurar a visão de pessoas acometidas de distrofia retinal. A doença é hereditária, mas pode surgir também com a idade. Ela causa a degeneração dos fotoreceptores, que são células sensíveis à luz localizadas na retina, e provoca a cegueira.
Atualmente 15 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem da doença.
O estudo conduzido por Eberthart Zrenner e seus colegas na Universidade de Tübingen, na Alemanha, consiste em implantar um microchip na retina dos pacientes. O chip, desenvolvido pela equipe, carrega 1500 diodos fotosensíveis que fazem o trabalho dos fotoreceptores danificados. Conectados a uma fonte externa de energia, os diodos estimulam os nervos óticos a enviar sinais visuais para o cérebro.
Três voluntários que receberam o implante foram capazes de reconhecer objetos iluminados. Um deles conseguiu identificar objetos normais e chegou a ler palavras escritas com fonte grande.
Nos primeiros testes a equipe removeu os implantes como medida de precaução, mas eles já estão trabalhando em um novo sistema que, quando aprovado, poderá ser implantado permanentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário