Estudo francês recomenda a suplementação de vitamina D para mulheres grávidas, especialmente no terceiro trimestre de gestação

Poluição urbana pode levar a níveis reduzidos de vitamina D em recém-nascidos
(Thinkstock)
Saiba mais
VITAMINA DTambém chamada calciferol, a vitamina D promove a absorção do cálcio pelo organismo após a exposição solar. Cerca de 90% da vitamina D que precisamos vem da exposição ao sol. A deficiência da vitamina pode provocar raquitismo, alterações no crescimento e nos ossos, além de reduzir a imunidade. A vitamina D está relacionada ainda ao bom funcionamento do coração, do cérebro e da secreção de insulina pelo pâncreas. A presença significativa da substância é vista em poucos alimentos, como fígado, óleos de peixes gordurosos e gema de ovo.
"Investigamos a relação entre a exposição gestacional aos poluentes urbanos do ar e os níveis de vitamina D no soro do cordão umbilical", explica Nour Baïz, do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Medicina, de Paris, que coordenou o estudo, feito com 375 pares de mãe e filho. "Nossas descobertas demonstram, pela primeira vez, que a exposição à poluição pode contribuir para uma deficiência de vitamina D nos recém-nascidos."
A associação entre a exposição e a deficiência de vitamina D foi mais forte para exposições no terceiro trimestre de gestação. Para corrigir o problema, a sugestão dada pelos pesquisadores é que se faça suplementação de vitamina D em mulheres grávidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário