sábado, 13 de abril de 2013

Capital registra 1ª morte por dengue-Ce


Outros dois óbitos são investigados no Estado. Neste ano, 1.672 confirmações foram feitas, em 79 municípios


A Regional V é a que acumula o maior número de casos, seguida da Regional VI Foto: Natinho ROdrigues
Fortaleza registra o primeiro caso de morte por dengue deste ano no Ceará. Trata-se de um homem de 48 anos que veio a óbito em março, por dengue com complicação. Antônio Lima, coordenador da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que era um paciente hipertenso que tinha créditos de risco por ter co-morbidade, ou seja, a ocorrência de dois ou mais problemas de saúde.

Outros dois casos de morte em decorrência da doença no Estado estão sendo investigados, conforme o boletim semanal da dengue, divulgado ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Neste ano, 1.672 casos foram confirmados em todo o Ceará, em 79 municípios, com destaque para Fortaleza, que registrou 568 casos (34%) e Tauá, com 275 (16,4%).

Na Capital, a Secretaria Executiva Regional (SER) V acumula o maior número de casos (159), seguida da Regional VI (119), Regional III (113) Regional IV (101), Regional I (36) e Regional II (30).

Apesar do óbito, Antônio Lima chama atenção que a situação da Capital é bem diferente do ano passado, quando houve registro da pior epidemia de Fortaleza, com aproximadamente 40 mil casos confirmados e 22 mortes. "Estamos em abril, e só 568 casos foram confirmados, o que representa uma redução muito grande em relação ao ano passado", afirma.

Ações
Entretanto, o gestor deixa claro que com dengue não se pode relaxar. "Estamos em movimento, o plano de contingência da dengue foi aprovado, ele prevê uma série de ações para evitar o aumento do número de casos". Como em 2012 houve epidemia, muita gente está imunizado. Por isso, acrescenta Lima, Fortaleza não corre o risco de ter uma epidemia de grande amplitude.

Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, alerta aos profissionais para que fiquem atentos a pacientes com febre aguda, dor de cabeça e no corpo e algum tipo de sangramento. Pode ser dengue por complicação.

LUANA LIMAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário