sábado, 13 de abril de 2013

Novo surto de gripe aviária na China chega a Pequim

Vírus H7N9 já infectou mais de 40 e provocou onze mortes no país asiático

Autoridades sanitárias da China carregam sacos com aves sacrificadas em mercado de Xangai
Autoridades sanitárias da China carregam sacos com aves sacrificadas em mercado de Xangai (AFP)
A China confirmou neste sábado que uma menina de 7 anos, moradora de Pequim, foi infectada pelo novo vírus da gripe aviária, o H7N9. Foi o primeiro caso da nova cepa da gripe registrado na capital do país. Desde o final de março, quando o vírus foi detectado pela primeira vez em humanos, mais de 40 pessoas já foram contaminadas pelo H7N9 na China, principalmente na região de Xangai. Até agora, o surto provocou onze mortes.

De acordo com a agência estatal Xinhua, o pai da criança infectada em Pequim trabalha em um comércio de frangos. A agência acrescenta que duas pessoas que tiveram contato próximo com a criança não apresentam sintomas da doença.

Origem incerta - A fonte exata da infecção é desconhecida, mas amostras apontaram resultados positivos em algumas aves comercializadas em mercados avícolas, que permanecem sendo o foco das investigações das autoridades chinesas.

O novo vírus é grave para a maioria das pessoas, o que despertou temores de que, caso se torne facilmente transmissível, possa causar uma pandemia mortal de gripe. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que ainda não há evidências da transmissão do H7N9 entre pessoas, algo que poderia provocar uma pandemia. Recentemente, a ONU manifestou preocupação com a possibilidade do novo vírus se espalhar além das fronteiras da China, principalmente no Sudeste Asiático.

Histórico - O H5N1, outra cepa do vírus da gripe aviária, provocou mais de 300 mortes de humanos desde 2003. Segundo a OMS, a maioria dos tipos de vírus da gripe aviária não contamina seres humanos e a maior parte dos casos de infecção pelo H5N1 ocorreu a partir do contato com aves infectadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário