terça-feira, 16 de abril de 2013

Número de mortos por novo vírus da gripe aviária na China sobe para 13

Mais duas vítimas foram registradas em Xangai, apontam agências.
No total, 60 pessoas já foram infectadas com o vírus H7N9.

Do G1, em São Paulo
Chineses usam máscaras em Xangai, cidade onde mais duas mortes pelo novo vírus da gripe aviária foram registradas (Foto: Mark Ralston/AFP)Chineses usam máscaras em Xangai, cidade onde mais duas mortes pelo novo vírus da gripe aviária foram registradas (Foto: Mark Ralston/AFP)
Mais duas pessoas morreram na China após infecção pelo novo vírus da gripe aviária, o H7N9, elevando para 13 o número de mortos no país, informaram agências internacionais neste domingo (14). As novas vítimas são de Xangai, de acordo com a Reuters.
No total, 60 pessoas estão infectadas com a doença - sendo que dois novos casos foram registrados na província chinesa de Henan.
Uma das novas vítimas é um homem de 34 anos que está internado no hospital, em estado grave. O outro caso é de um agricultor de 65 anos que se encontra em quadro de saúde estável, diz a Reuters. Os dois casos não parecem estar relacionados.
Pelo menos 19 pessoas que tiveram contato próximo com as duas novas vítimas estão sob observação, mas não há sinais de que tenham contraído o vírus, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.
Outros quatro casos foram confirmados no leste da província de Zhejiang, segundo relato da Xinhua divulgado neste domingo. A informação eleva o número total de contaminados região para 15. Nenhuma das 483 pessoas que tiveram contato próximo com as vítimas apresentou sintomas.
Segundo a imprensa estatal chinesa, mais três vítimas foram identificadas em Xangai, o que elevou o número total de casos na cidade para 24, com um total de nove mortes.
Na capital chinesa
Pela primeira vez um caso de infecção pelo novo vírus H7N9, da gripe aviária, foi notificado oficialmente na capital da China, em Pequim. O caso indica que o vírus está se espalhando, informaram agências internacionais no sábado (13).
Autoridades sanitárias anunciaram o caso de uma menina de 7 anos infectada pelo vírus em Pequim. Ela é filha de um casal de comerciantes de aves e, provavelmente, teve contato com animais doentes. A garota está hospitalizada e seu estado de saúde é estável.
Na avaliação do representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael O'Leary, não há nada fora do comum até agora apesar do avanço do vírus para Pequim. "Não há como prever como a gripe vai se espalhar, mas não é surpreendente se tivermos casos em outros lugares, como ocorreu com Pequim", disse ele à Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário