domingo, 21 de abril de 2013

China anuncia mais uma morte e quatro contágios de gripe aviária

Vírus H7N9 já infectou 95 pessoas. Última vítima é um homem de 69 anos

Pedestres caminham em frente ao Centro para Controle e Prevenção de Doenças em Pequim: nova cepa da gripe aviária já matou quatro pessoas na China
Pedestres caminham em frente ao Centro para Controle e Prevenção de Doenças em Pequim: nova cepa da gripe aviária já matou 18 pessoas na China (Mark Ralston/AFP)
A China confirmou neste sábado mais uma morte e quatro novas infecções de uma nova variante da gripe aviária, elevando o número de mortos para 18, informou a agência de notícias Xinhua. O vírus H7N9 foi encontrado em 95 pessoas, a maioria no leste da China. A última vítima foi um homem de 69 anos, de sobrenome Xu, na província de Zhejiang. Ele morreu na noite de sexta-feira, após o tratamento de emergência não surtir efeito.
A província de Zhejiang informou que há três novos casos de infecção e que os três pacientes estão em estado grave. A província costeira de Jiangsu também anunciou outra infecção. Na última sexta-feira, autoridades de saúde levantaram dúvidas sobre a fonte dessa variante do vírus, indicando que mais da metade dos pacientes não teve contato com aves domésticas.
Embora não esteja claro como as pessoas estão se infectando, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há evidência de que possa estar havendo o pior cenário imaginado: o da transmissão entre pessoas.
O representante da OMS na China, Michael O'Leary, divulgou dados na última sexta-feira mostrando que metade dos pacientes analisados não teve contato com aves domésticas, a fonte mais potencial de contágio, mas ele disse que a transmissão entre pessoas parecia rara.
A China anunciou o primeiro caso de H7N9 no final de março, e desde então tem elogiado a OMS por sua atuação na crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário