sexta-feira, 24 de março de 2017

Secretaria confirma quinto caso de febre amarela no Estado do Rio

Pacientes são moradores de Casimiro de Abreu e estado de saúde deles é considerado estável

Rio -  A Secretaria de Estado de Saúde confirmou, nesta quinta-feira, que os moradores de Casimiro de Abreu Jairo Bochorny, de 68 anos, conhecido como Guila e Pedro de Oliveira Santos estão com febre amarela. Cinco casos da doença foram constatados no município.
O Secretário de Saúde de Casimiro de Abreu, Ibson Júnior, acompanha os casos de perto e já solicitou ao governo do Estado mais vacinas para Casimiro.
Segundo a equipe médica do Hospital Federal dos Servidores, o estado de saúde de Guila é estável. Conforme a secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, Pedro está bem.
Pacientes anteriores já receberam alta
Antes dos casos de Jairo e Pedro, o terceiro paciente de febre amarela no Estado do Rio, Joaquim de Oliveira Santos, 45 anos, recebeu alta do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, do Hospital dos Servidores . Também morador de Casimiro de Abreu, ele chegou no início da noite no Hospital Municipal Ângela Maria Simões, na mesma cidade, para receber acompanhamento médico. O quadro do paciente é estável.
O diagnóstico de febre amarela de Joaquim foi confirmado no dia 21. O paciente é tio de Watila dos Santos, pedreiro que morreu no dia 11 em decorrência de febre amarela silvestre. A enteada de Watila ainda está internada. A menina de 9 anos foi transferida sexta-feira de Casimiro de Abreu para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, com dores abdominais.
O segundo paciente confirmado com febre amarela no estado, Alessandro Valença Couto, 37 anos, também teve alta do Hospital dos Servidores. Em Casimiro de Abreu, onde todos os casos da doença foram registrados, cerca de 95% da população já está vacinada — na Zona Rural, onde moram os três pacientes, a taxa de imunização já chegou a 100%. Pelo menos 40 mil doses foram aplicadas na cidade de 42 mil habitantes.
Vacinação na área rural de Cabo Frio: começa a imunização da população urbana Divulgação
A vacinação havia sido suspens no município por falta de estoque enviado pela Secretaria Estadual de Saúde. Apenas no dia 21 à noite a Prefeitura de Casimiro recebeu nova remessa, de 2 mil doses. A imunização agora será concentrada no distrito de Barra de São João.
Em Cabo Frio, houve tumulto na fila de dois postos de vacinação. Segundo o secretário de saúde do município, Roberto Pillar, houve atraso na entrega das doses por falta de carros. Desde segunda-feira, quando começou a vacinação, foram aplicadas 16 mil vacinas em 28 unidades de saúde nas zonas urbana e rural.
Em Teresópolis, na Região Serrana, foram aplicadas 8,5 mil doses ontem. Em Campos, no Norte do estado, mais de 43 mil pessoas foram vacinadas ao longo dos três dias de campanha.
No Rio, 140 mil pessoas receberam a imunização — até então, com prioridade para quem vai viajar para áreas de risco. São 34 unidades oferecendo 250 vacinas por dia. No sábado, começa a vacinação geral, nas 233 unidades de Atenção Primária, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário