sexta-feira, 17 de março de 2017

Vacinação contra febre amarela dispara em 2017

A maior procura neste ano, segundo dados da SMS, foi durante o período que antecedeu o Carnaval
Para se vacinar, é preciso portar identidade e os bilhetes de passagens que comprovem o deslocamento para locais afetadas ( Foto: Natinho Rodrigues )
Clique para ampliar
O surto de febre amarela em diversos estados brasileiros, desde o fim de 2016, tem aumentado a preocupação de órgãos de saúde pública em relação à virose. Apesar de o Ceará estar fora da zona de risco de contaminação e não registrar casos da doença há quase duas décadas, o número de pessoas vacinadas em 2017 já é consideravelmente maior do que no mesmo período de 2016, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Somente neste ano, cerca de 12 mil pessoas já foram imunizadas em postos de saúde da Capital, quantitativo expressivamente maior do que o do ano passado inteiro, quando menos de mil fortalezenses foram imunizados conforme a Pasta. Nos três primeiros meses de 2017, a maior procura foi registrada no período que antecedeu o Carnaval, dado justificado pelo fato de que a vacinação em Fortaleza é restrita para aqueles que vão viajar para o exterior ou para cidades com alta incidência da doença.
Conforme a SMS, a Capital cearense recebe aproximadamente mil doses por semana, número que só deve aumentar caso o Ministério da Saúde oriente a ampliação dos locais onde a vacinação é recomendada. Atualmente, constam na lista de Áreas Com Recomendação de Vacina (ACRV) as capitais Manaus (AM), Macapá (AP), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS), além de outras cidades dos estados atingidos pelo surto da doença.
A coordenadora de imunizações da SMS, Vanessa Soldatelli, afirma que, apesar de a procura ter diminuído, muitos fortalezenses ainda buscam a imunização sem necessidade. "Muitas vezes, a pessoa vai se deslocar somente dentro do Estado e procura pela vacina no posto, mas não vai conseguir. Precisamos priorizar quem vai para as áreas de risco ou para o exterior, já que recebemos poucas vacinas".
A consequência dessa pouca quantidade de doses foi sentida no mês passado pela administradora Mayara Távora, 27, que teve dificuldades para conseguir a imunização no posto de saúde do bairro Meireles, um dos quatro locais onde a vacina está disponível. Ela procurou a proteção dias antes da viagem para o Rio de Janeiro, onde passou o Carnaval deste ano. "Só consegui me vacinar na segunda vez que fui lá, mas antes disso já tinha ligado umas quatro vezes, e nunca tinha disponível", relata.
Disponível
Em Fortaleza, a vacina está disponível no posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro; no Centro de Saúde Escola Meireles da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, no Meireles; no Posto de Saúde Roberto Bruno, no bairro de Fátima; e no Posto de Saúde de Messejana. Para se vacinar, é preciso portar documento de identidade, cartão de vacinação (caso possua) e os bilhetes de passagens que comprovem o deslocamento para localidades afetadas. O Ministério da Saúde alerta que a vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da viagem, para garantir o desenvolvimento da imunidade.
Confirmados
Até o último dia 15, foram confirmados 422 casos de febre amarela silvestre no País, e mais 935 permanecem em investigação pelas secretarias estaduais de saúde. A doença já levou 136 brasileiros à morte, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No Nordeste, oito casos suspeitos na Bahia e um no Rio Grande do Norte estão sendo investigados. Segundo Soldatelli, não é necessário que os cearenses se preocupem com a doença, já que seria preciso um cenário de alta contaminação para que o Estado entrasse em surto. A coordenadora afirma, porém, que a SMS e a Secretaria de Saúde do Estado permanecem em alerta para o surgimento de qualquer caso suspeito.
(Colaborou Theyse Viana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário