segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A mão artificial perfeita

Um projeto inovador traz esperança para a reabilitação de pessoas que tiveram um membro amputado. Cientistas europeus e israelenses anunciaram a criação de uma mão artificial capaz de executar os mesmos movimentos de uma mão verdadeira, como segurar e sentir a textura dos objetos e fazer gestos mais delicados - mexer os dedos, por exemplo.
Chamada de Smarthand (mão inteligente, em português), a prótese é resultado da combinação entre pesquisas de ponta feitas com biomaterias, tecnologia da informação e os avanços da neurociência. Seu funcionamento se baseia na informação de que pessoas que tiveram membros amputados geralmente mantêm intacto o circuito nervoso responsável pela transmissão dos sinais do cérebro à região atingida.
O que os cientistas fizeram foi aproveitar esse caminho para ligar a prótese ao cérebro. Por isso, as ordens enviadas chegam a ela da mesma maneira como chegariam à mão (mais detalhes no quadro).
Por enquanto, o protótipo foi testado em apenas uma pessoa, mas os resultados impressionaram. "O paciente pode sentir sensações muito parecidas com as experimentadas por mãos verdadeiras", afirma o pesquisador Fredrik Sebelius, da Universidade de Lund, na Suécia, instituição envolvida na criação da novidade. "Até agora, nenhuma outra prótese havia conseguido fazer isso com tanta eficiência." A meta agora é ampliar o número de pessoas que participarão dos testes. Os cientistas também querem aperfeiçoar o sistema de feedback sensorial da mão robótica. Uma das ideias é usar recursos da nanotecnologia para melhorar ainda mais essa capacidade. De acordo com o pesquisador Sebelius, a prótese poderá estar disponível em dois anos. Porém, a tecnologia só é adequada para amputações abaixo do cotovelo. "Pessoas que amputaram os braços não têm músculos suficientes para a colocação da prótese", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário