terça-feira, 17 de novembro de 2009

País receberá R$ 100 milhões para combater malária

O Brasil vai receber cerca de R$ 100 milhões para combater a malária. Comunidades que vivem em 47 municípios de seis Estados da região amazônica serão beneficiadas pelo investimento, que tem por objetivo realizar ações de prevenção e tratamento da doença pelos próximos cinco anos.
O projeto de Controle da Malária será financiado pelo Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, aprovado em 2008 e que começará a ser executado no próximo ano, segundo o Ministério da Saúde. O repasse será feito em cinco parcelas e representa um incremento de 14% em relação aos investimentos previstos pela pasta para o período.
A meta é reduzir em 50% os registros de malária nesses 47 municípios, que foram responsáveis pela transmissão de quase 70% dos casos da doença no Brasil em 2007. Naquele ano, dos 458.624 casos registrados em todo o País, esse conjunto de municípios concentrou 311.279. O plano estima uma diminuição gradativa desse número, com a previsão de que eles caiam para pouco mais de 150 mil em 2014.
O projeto visa ainda a colaborar na diminuição da morbidade e mortalidade na Amazônia, região que concentra 99% da transmissão da malária no Brasil. Para isso, traçou estratégias a fim de garantir diagnóstico rápido, tratamento precoce e efetivo e distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração, para controle vetorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário