segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ministério da Saúde fará campanha de vacinação contra gripe suína

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, calculou que em 2010 serão vacinados contra a gripe suína cerca de 110 milhões de brasileiros, 60% da população. Uma nova onda de gripe suína deve atingir fortemente o país no inverno. A campanha de vacinação, segundo o ministro, deve começar em março ou abril e se estender até o meio do ano. O Ministério, com apoio de especialistas, trabalha para estabelecer critérios sobre quem terá direito a receber a dose.
Ao GLOBO, Temporão disse que serão definidos grupos com maior risco de contrair a doença. A vacinação deverá começar pelos profissionais de saúde, que terão de atender doentes nos hospitais e postos. Depois, devem receber prioridade crianças pequenas, grávidas, portadores de determinadas patologias e, talvez, adultos jovens, nos quais a doença se manifestou com mais gravidade.
- É um problema que está angustiando o mundo todo. Temos uma vantagem: vamos ter a vacina em 2010. E o Brasil será o único país em desenvolvimento do mundo a produzir a vacina. O Instituto Butantan vai produzir 18 milhões de doses, talvez, chegue a 33 milhões. Vamos comprar diretamente dos laboratórios e do fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Calculo algo em torno de 110 milhões de doses.
A estratégia será começar gradualmente a vacinação. Os profissionais de saúde já devem ser imunizados em março. Temporão anunciou outra novidade: diferentemente deste ano, quando o governo praticamente fez desaparecer das farmácias o remédio Tamiflu, capaz de combater o vírus da gripe suína, ano que vem o ministério permitirá que os brasileiros tenham acesso direto ao medicamento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai mudar a classificação do Tamiflu, para que a venda nas farmácias seja com retenção obrigatória da receita, como ocorre hoje com os remédios psicotrópicos. O Tamiflu não ganhará tarja preta, mas só poderá comprá-lo quem receber a prescrição. É a forma encontrada pelo ministério para evitar uma corrida às farmácias e desabastecimento.
- O acesso ao Tamiflu foi grande polêmica este ano. Estamos acertando com o laboratório para garantir nossa necessidade de distribuição gratuita e, ao mesmo tempo, nas farmácias - disse Temporão, ao responder a pergunta do leitor do GLOBO José Márcio Cuconato.
Temporão disse que o ministério também já se prepara para ter leitos de UTI específicos para vítimas de gripe suína. O governo promete comprar equipamentos, treinar médicos e profissionais e fortalecer o Programa de Saúde da Família, para que o diagnóstico da doença na população seja precoce e se evite o agravamento do quadro.
O ministro não concorda com a avaliação de que errou ao recomendar que os brasileiros não viajassem para Chile e Argentina, países em que a gripe se instalou mais rapidamente. Apesar dos protestos diplomáticos de ambos os países, ele disse que recebeu o apoio irrestrito da comunidade médica.
- Na gripe suína minha avaliação é que fomos muito bem. Conseguimos adiar por 85 dias a circulação do vírus no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário