sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

HGF bate recorde de transplantes renais

A Unidade de Transplantes Renais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) comemora números positivos em 2009. De janeiro até esta terça-feira, 2 de dezembro, foram realizados 99 transplantes renais, quebrando mais um recorde. Em 2008 foram realizados 94 transplantes. O Hospital fez homenagem aos pioneiros do transplante renal no HGF. Os médicos cirurgiões João Evangelista Bezerra Filho e Romero de Matos Esmeraldo, da equipe que realizou o primeiro transplante de rim no Hospital Geral de Fortaleza em 1983, são homenageados em uma placa que marca a realização dos 1.000 transplantes renais no HGF. Segundo informações da Central de Transplante do Estado, até esta quarta-feira, 2, 304 pacientes estão na fila de espera por um rim no Ceará.Transplante de rim-Nomes alternativos:
transplante renal, transplante do rim
Definição:
Procedimento cirúrgico para transplantar um rim em um paciente com doença renal ou insuficiência renal. O rim a ser transplantado pode ser obtido de um doador vivo ou um doador que acabou de morrer.
Descrição: A cirurgia é mais fácil do que todas as outras cirurgias de transplante de órgãos principais. O paciente pode ser tratado com diálise (filtragem do sangue e remoção de líquido e dejetos), até que se encontre um doador de rim. O rim saudável é obtido de um doador vivo (normalmente, um parente consangüíneo) ou de um doador que acabou de morrer, mas não sofreu uma lesão renal. O transporte dos rins saudáveis é feito em uma solução salina resfriada que preserva o órgão durante até 48 horas, o que permite que as análises necessárias determinem a compatibilidade entre o sangue e o tecido do doador e receptor (essa compatibilidade, em alguns casos, é avaliada antes da cirurgia).Doadores vivos: (doa o rim):Enquanto o paciente está anestesiado (sob anestesia geral), faz-se uma incisão na região lateral do abdome (flanco). O rim é removido e a incisão é suturada.
Receptor do rim (recebe o rim):Enquanto o paciente está anestesiado (sob anestesia geral), faz-se uma incisão na região inferior do abdome. O novo rim é suturado no local, na pelve, e a incisão é suturada.
Indicações:
O transplante de rim pode ser recomendado para pacientes com insuficiência renal causada por:
pressão sangüínea alta, grave e não-controlável (hipertensão)
infecções
diabetes melito
O transplante de rim não está recomendado para pacientes que tenham:
doença do fígado, coração ou pulmão
outras doenças que ponham a vida em risco
infecção (como a TB ou osteomielite)
dificuldade de tomar medicamentos várias vezes por dia durante toda a vida

Um comentário:

  1. QUEM É TRANSPLANTADO DE RIM,PODERÁ SER VACINADO CONTRA A GRIPE SUÍNA?NINGUÉM ESTÁ DANDO ESSA ORIENTAÇÃO PARA OS TRANSPLANTADOS!!!!!!

    ELAINE GARCIA - UNIVERSITÁRIA EM PSICOPEDAGOGIA

    ResponderExcluir