quarta-feira, 10 de março de 2010

País já registra 121 casos de gripe suína neste ano; seis morreram

O Brasil registrou neste ano, até 20 de fevereiro, 121 casos de gripe A (H1N1), com seis mortes, de acordo com dados divulgados na terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde. A maior parte dos casos (37%) está concentrada no Sul do país.
A pasta não divulgou os Estados onde ocorreram os óbitos, mas já se sabe que um deles ocorreu em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Há ainda mais 165 casos em investigação. No ano passado, foram registradas 1.632 mortes pela doença no Brasil.
A expectativa é a de que haja uma queda no número de casos devido à campanha de imunização que começou anteontem com a aplicação de doses em indígenas e profissionais da saúde. O ministério espera vacinar pelo menos 73 milhões de pessoas.
Ontem, o Senado aprovou a liberação de R$ 2,1 bilhões para o combate à gripe. O dinheiro deverá ser usado, entre outros pontos, para a compra da vacina, distribuição de medicamentos, além da ampliação de leitos em UTIs no país.
O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse ontem que a campanha de vacinação precisa ser mais divulgada. Uma pesquisa da pasta realizada no final de fevereiro com 1.300 pessoas de todos os Estados apontou que 36% não sabiam que "haverá uma grande vacinação" e 42% não sabiam onde receber a imunização. O levantamento, no entanto, foi feito antes da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário