sábado, 3 de abril de 2010

Conjuntivite sem mistério

Os sintomas da conjuntivite não são mistério para ninguém: vermelhidão na parte branca do olho, sensação de ter um corpo estranho na vista, coceira, derramamento maior de lágrimas e secreções. O que causa a doença e como tratá-la, entretanto, continuam sendo informações desconhecidas por muita gente, incluindo até pessoas que tiveram o problema.A conjuntivite é causada pela inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a esclera — parte branca dos olhos — e a parte interna das pálpebras. “Vasos sanguíneos finos que irrigam esta área se dilatam, e, por isso, o olho fica vermelho”, explica o presidente do Conselho Brasileiro de Oftamologia, Paulo Augusto de Arruda Melo.
A doença pode ser causada por vários fatores. Quando é causada por agentes externos, como quando o olho entra em contato com alguma substância química, ela é conhecida como conjuntivite irritativa e quando é causada por alguma substância da qual o paciente tem alergia, é chamada de conjutivite alérgica.
Quando é fruto do contato com bactérias ou vírus, a conjuntivite é chamada de infecciosa. O primeiro caso, a conjuntivite bacteriana, pode trazer consequências mais graves, como lesões na córnea e, secreção amarelada, e redução da visão durante a doença. Já o segundo, a conjuntivite viral, é o caso mais comum da doença: em média, representa 80% de todos os casos, podendo chegar a 95% em épocas de surto. Segundo Paulo Augusto, o tratamento vai depender da origem da doença. No caso da viral, o tipo de vírus causador da doença também vai influenciar o tratamento indicado, mas, muitas vezes, o oftamologista opta por tratar o paciente com lágrimas artificiais — os colírios lubrificantes — para amenizar o mal-estar do doente durante o período da doença, que geralmente entre uma semana e 15 dias. Geralmente, a doença não deixa sequelas.
COMO EVITAR
COCEIRA-Evitar coçar ou esfregar. HIGIENE-Lavar as mãos após estar em lugares propensos ao contágio.
MAQUIAGEM-Tomar cuidado ao dividir maquiagem ou produtos que se passa perto dos olhos.
SINTOMAS-O tempo de manifestação dos sintomas após a pessoa contrai a doença depende do tipo de vírus: em geral, varia de horas a três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário