segunda-feira, 26 de abril de 2010

OMS inicia campanha de vacinação inédita em 112 países

A OMS (Organização Mundial da Saúde) começou neste sábado (24) uma campanha de vacinação simultânea em 112 países de três regiões do mundo, para ampliar a cobertura contra as doenças mais frequentes e para conscientizar a população. A ação mundial é inédita.
"Cerca de 25% das mortes de crianças com menos de cinco anos estão ligadas a doenças que poderiam ser prevenidas pela vacinação", afirma Daniel Epstein, porta-voz da OMS.
As campanhas, que terão duração de uma semana, serão realizadas em regiões da América, do Oriente Médio e da Europa.
Na primeira delas, a população a ser imunizada são crianças menores de cinco anos, mulheres grávidas, idosos, comunidades nas fronteiras e isoladas, comunidades indígenas e municípios com baixa cobertura de vacinas. Estão incluídos na ação Nicarágua, Suriname, Guiana Francesa, Haiti, República Dominicana e algumas áreas dos Estados Unidos e do México.
Segundo a OMS, a América fez grandes progressos em vacinação, e nessa região já estão erradicadas várias doenças como o sarampo e a poliomielite. O último caso de rubéola endêmico foi registrado em 2009. Outras doenças como a difteria e o tétano também foram reduzidas consideravelmente.
No Oriente Médio, 2,1 milhões de crianças não receberam vacinas contra difteria, tétano e coqueluche no ano passado, e este será o principal alvo na região.
Na região europeia que inclui Rússia, Turquia e parte da Ásia Central, a campanha focará em sarampo e rubéola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário