
Os princípios-O ioga é um instrumento usado para buscar o autodesenvolvimento pessoal e espiritual. Segundo Vitor Caruso Júnior, professor de ioga e meditação, ordenado na Tradição Zen Budista do Mestre Thich Nhat Hanh e aluno do Dalai Lama, o ioga é como uma filosofia perene, que o homem usa para se elevar, esclarecer seu pensamento, sua relação com o mundo e o sagrado. Fora da Índia, onde a prática teve início, o termo costuma a ser associado ao hatha yoga e seus asanas (posturas) ou como forma de exercício.
A defesa
Entre os principais benefícios da prática estão o desenvolvimento físico, respiratório, emocional, mental e espiritual. A prática se destina a todos, sem restrições de idade ou condição física. “Já vi vários

Quem se habilita?
As posturas que todo mundo conhece são parte do treinamento de observação e transformação da mente e corpo. O restante é meditação e autoconhecimento. “Um bom professor orienta o aluno a ser independente. Há quem pratique todos os dias em casa, mais de uma vez por dia, quando acorda e depois, antes de dormir. O papel do professor é apontar o próximo passo, mas quem dá o passo é o aluno”, explica o professor.
Um pelo outro
Dizer que o pilates condiciona o corpo mais do que o ioga é, segundo Caruso, desconhecer o significado dos dois. O pilates, enquanto prática inspirada no ioga, a partir da visão de um ocidental preocupado com aspectos físicos, traz benefícios calculados. No caso do ioga, o aspecto físico é apenas parte do processo, junto a outros níveis, como o respiratório, emocional, mental e espiritual.
Aos que estão preocupados apenas com a prática física, há tipos de ioga que fazem o corpo transpirar e perder calorias.
“Os atletas de altaperformance descobriram que os aspectos emocionais e mentais são uma porcentagem significativa do desempenho, e, por isso, muitos deles fazem do ioga parte do seu treinamento”, diz.
Pilates
Os princípios
O pilates foi criado no começo do século passado pelo alemão Joseph H. Pilates que se inspirou, segundo Leandro Neves, diretor do Pilates Studio Brazil Unidade Lamenha Lins, em Curitiba, em diversas formas de expressão corporal, como ioga, dança, ginástica olímpica, boxe e em seus princípios

A defesa
Entre os principais benefícios da prática, estão o aumento da resistência física e mental, da flexibilidade e do tônus muscular, a redução de dores e tensões musculares, a melhora da coordenação motora e da oxigenação do sangue, o fortalecimento dos órgãos internos por meio do estímulo feito com os movimentos, o aumento da concentração e a estimulação da drenagem linfática. “Apesar de ser um exercício vigoroso, a sensação após a prática é de relaxamento”, diz Neves.
Quem se habilita?
“O método se adapta à pessoa. Por isso, não há contra-indicações”, comenta Neves. O pilates trabalha a amplitude do movimento e não a sobrecarga, o que reduz o impacto e os riscos.”
Um pelo outro
Uma das diferenças do pilates para o ioga é o emprego de equipamentos, o que facilita a prática. Mas boa parte dos benefícios delas se assemelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário