segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Catapora infecta 1,3 mil pessoas em São José do Rio Preto (SP) em 2010

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - A catapora - ou varicela - infectou neste ano 1.301 pessoas em São José do Rio Preto, a maior cidade do noroeste paulista. O surto já é cinco vezes maior do que o registrado em 2009, quando 290 pessoas ficaram doentes. As crianças são as maiores vítimas da doença, que pode até matar se o paciente estiver com a imunidade baixa.
Para evitar a propagação da catapora, a Vigilância Epidemiológica orienta que a população lave bem as mãos e não as coloque nem na boca nem nos olhos.Sozinha, a doença não provoca grandes danos.
Há riscos se o paciente estiver com a imunidade baixa e tiver doenças associadas. "Uma pessoa com HIV e pneumonia tem mais chance de enfrentar complicações", explica o médico Adhemar Leandro Ferreira, de 46 anos.
Adultos que não tiveram a doença quando crianças correm o risco de serem infectados. Para que as bolhas não se transformem em feridas e infeccionem, Ferreira orienta os pacientes a não coçá-las.
PARA ENTENDER
A catapora é causada por um vírus e transmitida pelo ar. Os principais sintomas são febre e manchas vermelhas que se transformam em bolhas e levam até dez dias para secar.
Durante esse período é recomendável ficar em casa. Se houver complicações, como inflamação no pulmão, a doença pode matar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário