quinta-feira, 23 de setembro de 2010

HFA Ambientalmente correto

O Hospital das Forças Armadas (HFA), localizado no Cruzeiro Novo, dentro deaproximadamente dois meses será o primeiro hospital público do Distrito Federal a utilizar, em suas caldeiras, um combustível ambientalmente correto: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
O GLP já é bastante utilizado para diversas aplicações no setor industrial, comércio e residências, e também em co-geração, que é o processo de produção de energia mecânica e térmica a partir de um só combustível. Algumas das vantagens do GLP são: ter um alto poder calorífico, menor toxidez, pois não produz cheiro com a queima ou resíduos de metais pesados, respingos de diesel e óleos pesados, fuligem, nem fumaça. Além de tudo isso, é um combustível verde que não afeta a camada de ozônio. Este gás é um dos poucos combustíveis aprovados pelos órgãos estatais de higiene e segurança, contribuindo de forma decisiva para o equilíbrio do ecossistema, não poluindo o meio ambiente.
Atualmente, é utilizado nas caldeiras do HFA um óleo combustível chamado BPF (baixo ponto de fluidez). Esse tipo de combustível ainda é o mais comumente utilizado nos hospitais do DF. Contudo, são inúmeros os fatores que o tornam prejudicial ao meio ambiente e ao homem. O óleo combustível é perigoso quando exposto a fontes de calor, pode causar irritação nas vias aéreas superiores, provocando dor de cabeça, náuseas e tontura. Ao meio ambiente, este óleo pode transmitir qualidades indesejáveis à água, afetando o seu uso. Causa a poluição do solo e pode degradar a qualidade do lençol freático. Além de tudo, respirar este tipo de produto pode causar pneumonite e depressão no sistema nervoso central.
Frente a tantas aspectos negativos sobre o produto utilizado como combustível e a proximidade do prazo de troca das caldeiras, o diretor- brigadeiro José Maria Lins Calheiros, resolveu buscar por soluções que sejam favoráveis ao meio ambiente.

Bom para os Trabalhadores
O cheiro forte do óleo combustível atual já chegou a incomodar os vizinhos que ficam mais próximos ao hospital e, de acordo com o diretor, isto também foi pesado na hora de escolher o novo material.
Comparado aos outros combustíveis, o GLP oferece uma maior economia, pois permite uma redução acentuada nos custos de manutenção dos equipamentos. Uma das maiores qualidades do produto é que a combustão é controlada. De acordo com os funcionários da área das caldeiras do HFA, a troca será excelente não apenas para o hospital, como também para todos os que trabalham na área, pois precisam conviver diariamente com o desconforto causado pelo atual combustível. "Além da fumaça, até para a questão de limpeza será mais fácil, já que não vai ser usado nenhum tipo de óleo como combustível. A gente soube que nem cheiro vai ter. Vai ser muito bom mesmo. Teremos segurança e qualidade", declarou um dos funcionários, que não quis se identificar.
Por sua pureza e ausência de enxofre, o Gás LP é considerado um energético nobre que também pode ser utilizado em processos da indústria química, farmacêutica e de cosméticos, onde a demanda por qualidade é altíssima.
O óleo BPF é aparentemente viscoso e seu aquecimento produz borbulhas que podem apresentar sérios riscos aos que possam estar perto das caldeiras. O manuseio da caldeira movida a este combustível requer completos cuidados e muita atenção para que se evite qualquer tipo de acidente.
A escolha deste tipo de óleo combustível como fonte energética em equipamentos industriais prevê o máximo de eficiência possível na queima dos mesmos. No entanto, deve-se levar em conta as recomendações sobre os aspectos de segurança relativos ao manuseio e utilização.
O Hospital das Forças Armadas é um hospital público, subordinado ao Ministério da Defesa, voltado ao atendimento de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Há também atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi inaugurado em 27 de março de 1972, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Com capacidade para 400 pacientes, está dotado de amplos recursos médico-assistenciais em diversas áreas médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário