quarta-feira, 12 de maio de 2010

Associação médica e CRM ingressam com ações para garantir a vacinação universal no PR

As diretorias da Associação Médica do Paraná (AMP) e do Conselho Regional de Medicina no estado (CRMPR) vão ingressar com duas medidas judiciais para garantir a vacinação de toda a população paranaense contra a gripe A (H1N1). Uma das notificações deve ser encaminhada para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pedindo que o governo tome as providências necessárias para garantir a imunização irrestrita.
Nesta terça-feira (11), a assessoria de imprensa da Sesa informou que a secretaria ainda não havia sido informada da ação. O secretário estadual de saúde, Carlos Moreira Junior, se diz surpreso com a medida, já que ele e o governador Orlando Pessuti foram até Brasília para pedir ao Ministério da Saúde que enviasse mais doses para o estado. O governo negocia que o Ministério da Saúde envie, depois do dia 21 de maio, as doses que sobrarem de outros estados para o Paraná.
Faltam doses
Em Cascavel, na região Oeste, a cidade está trabalhando com 14,8 mil doses para vacinar gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os adultos de 30 a 39 anos, que fazem parte do último grupo da campanha do Ministério da Saúde (MS). Embora a cidade já tenha atingido a meta de 80% de imunização do ministério, alguns grupos ainda não chegaram ao número.
Já foram imunizaram 9.052 pessoas, cerca de 19% do total dos adultos, entre 30 e 39 anos, que começaram a receber a vacina na segunda-feira (10). Entre as gestantes foram distribuídas 2.511 doses, o que equivale a 61%. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a cidade deve receber mais 30 mil doses até o fim da semana.
A secretaria municipal de saúde também solicitou mais 50 mil doses para complementar a vacinação de idosos e de adultos jovens, entre 20 e 29 anos, mas não obteve resposta. O índice de adultos jovens vacinados é de 75% na cidade, com 42.279 pessoas imunizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário