quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comer e Beber-Gestantes

Quais alimentos são recomendados durante a gestação?
Especialmente no primeiro trimestre, a grávida deve ingerir muita proteína (presente, principalmente, na carne). Durante todas as fases é necessário ter uma dieta composta de frutas, verduras (de cor verde-escura, pela quantidade de ferro, também encontrado em peixes, aves, carne vermelha, feijão, brócolis, ervilha, soja, dasmasco) e carne (bovina, de peixe ou de frango). Também deve englobar ácido fólico, que ajuda a evitar má formação do cérebro e do tubo neural (rúcula, couve, espinafre, laranja, cereais, fígado de gado e aves), cálcio (queijos, leite, ricota e iogurtes), vitamina A (cenoura, abóbora) e vitamina C (laranja, limão, caju, maracujá, tomate, pimentão). Com o avanço da gravidez, aumenta a chance de se ter prisão de ventre. Por isso, alimentos ricos em fibras são importantes (feijão, ervilha, cereais, verduras cruas). A grávida pode consumir bebidas alcoólicas?
Os médicos recomendam que, se possível, a gestante evite todas as bebidas alcoólicas. Mas, se surgir a vontade, ela pode tomar, eventual­mente, um cálice de vinho. O impor­tante é perguntar para o médico o melhor a fazer e não transformar a bebida em um hábito, já que o álcool, se consumido sem restrição, pode causar sérios danos ao feto, como a síndrome alcoólica fetal (SAF), caracterizada, entre outros fatores, por alterações cerebrais e no crânio.
Deve-se evitar algum tipo de alimento?
Alimentos crus ou mal cozidos que estejam contaminados podem transmitir toxoplasmose e cisticercose. A primeira pode causar problemas neurológicos no feto.
Quantos quilos é normal engordar durante a gravidez?
A mulher que engravida quando está com o seu peso ideal deve engordar de 9 a 12 quilos, mas o ganho de peso deve ser acompanhado pelo médico, que avaliará se está sendo adequado. Segundo os especialistas, não há necessidade de “comer por dois”, até porque, geralmente, o feto atinge 1 quilo apenas no sétimo mês de gestação.
Por dia, quantas vezes a gestante deve se alimentar?
O metabolismo da grávida é acelerado e oferece altas doses de glicose ao bebê. Por isso, ela apresenta hipoglicemia em tempos menores de jejum, ou seja, sente mais fome durante o dia. É importante que, além das refeições principais, faça pequenos lanches, com frutas, legumes, barras de cereais ou outro produto de sua preferência ou recomendado pelo médico. Alimentos muito gordurosos ou doces devem ser evitados, por tornarem a digestão mais lenta.
A mulher deve consumir mais líquidos que o habitual?
A hidratação é importante para todos, inclusive para as grávidas. Por isso, é recomendado o consumo de 2 a 3 litros de líquidos diários. Para consumir chás ou café, converse antes com o seu médico, pois grandes quantidades de cafeína podem ser prejudiciais, causando insônia e ta­­quicardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário