segunda-feira, 18 de julho de 2016

Campanha por doação de sangue e plaqueta mobiliza as redes sociais

Aos 25 anos, Bárbara Moglie Martinez descobriu a leucemia. Ela iniciou o tratamento e precisa das doações
A família e amigos da jovem realizam uma campanha nas redes por doação de sangue e plaquetas
Bárbara Moglie Martínez tem 25 anos e descobriu que estava com leucemia na última quinta-feira
Uma campanha por doação de sangue e plaquetas está movimentando as redes sociais. Familiares e amigos da consultora de vendas Bárbara Moglie Martinez, 25 anos, vêm compartilhando o pedido que rapidamente se espalhou para conhecidos e desconhecidos da jovem que se surpreendeu, na última quinta-feira, com o diagnóstico de  leucemia. "Minha vida era perfeita. Ninguém nunca esperou", desabafa.
 
Bárbara conta que começou a sentir os sintomas da doença há cerca de três semanas, mas que no início se confundiu com os indícios de uma gripe. "Tudo começou com uma tosse, falta de apetite, náuseas, febre,cansaço, indisposição e uns roxos no corpo. Na primeira semana achei que fosse uma virose comum, então não levei muito a sério. Na segunda semana como não havia melhora procurei um médico e o mesmo disse que era apenas uma bactéria e me passou um antibiótico e um xarope", contou.
 
Sem que nenhuma melhora se apresentasse, a consultora de vendas procurou um segundo médico, na quarta-feira (13), que exigiu a realização de novos exames e a supeita de um tumor apareceu. Com os exames de sangue muito alterados, ela precisa de doação de plaquetas para que o corpo fique mais forte para o tratamento do câncer que prevê, inicialmente, baterias de quimioterapia.
 
De acordo com Bárbara, a previsão é de que o tratamento dure cerca de 8 meses, com uma rotina bem diferente da que tem hoje em dia. "Incialmente ficarei de 21 a 28 dias internada. Nesses oito meses ficarei entre hospital e casa. Serão três semanas no hospital e uma semana em casa", explicou ela, que iniciou neste sábado (16) sua primeira sessão de quimioterapia.
 
A rapidez com que a vida mudou de cabeça para baixo não a fez perder a fé. "Graças a Deus eu aceito as coisas muito fáceis. Aceitei muito bem. Estou confiante e preparada. A medicina hoje está muito avançada. Já ouvi diversos casos que passaram por isso e vivem hoje normalmente. Lógico que vai mudar completamente o estilo de vida, mas estou recebendo muita força de amigos e familiares.  E até de pessoas que nem conheço. E isso dá uma força muito grande", desabafa ela que se surpreende com o tamanho da repercussão da campanha nas redes sociais.
 
Sem poder receber visitas por conta da imunidade baixa e internada desde a quarta-feira (13), ela consegue sentir o carinho e o cuidado através de mensagens de apoio e compartilhamentos. "Será apenas mais uma provação de Deus. Estou pronta e confiante que tudo dará certo. Mas estou muito feliz com cada palavra de ajuda e carinho de cada um", diz cheia de esperança.
 
Para doar para Bárbara Moglie Martinez
 
Ela precisa de sangue de qualquer tipo e plaquetas, que devem ser coletados no Fusijan. Doação em nome da beneficiaria Bárbara Moglie Martínez . 
 
Para doação de sangue e plaquetas
 
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. 
 
Para ser um doador de plaquetas é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, portar documento OFICIAL COM FOTO, estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos), estar saudável, não estar fazendo o uso de ácido acetilsalicílico (AAS), anti-inflamatórios e remédios para pressão.
 
O doador passa por uma avaliação clínica e triagem (como um doador de sangue)
2) É necessário ser feita uma contagem das plaquetas. O doador deve ter no mínimo 150 mil plaquetas para estar apto a doar.
3) A veia do doador deve ser bem calibrosa (os profissionais do Hemoce fazem essa avaliação)
 
Não podem doar:
- Pessoas que receberam transfusão de sangue;
- Gestantes;
- Doadores que estiverem gripados ou com febre;
- Doadores que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Pessoas que tiveram hepatite após 11 anos de idade, doença de chagas e malária;
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário